Você sofre com falta de memória? Saiba que o motivo pode estar no seu sono

Não é necessário um estudo científico para provar que a falta de sono – ou muitas horas de um sono de má qualidade – fará você se sentir mal no dia seguinte, isso é facilmente perceptível. Entretanto, um estudo recente comprovou cientificamente que dormir pouco fará com que você tenha mais dificuldades para executar tarefas simples e até mesmo para pensar.

O estudo publicado na respeitada revista científica Nature descobriu que os neurônios no lóbulo temporal tem sua atividade mais lenta e fraca se você estiver cansado. Em outras palavras, dormir pouco faz o seu cérebro trabalhar mais devagar em um nível celular, o que acaba produzindo efeitos em grande escala na sua vida. Isto pode levar ao que foi reconhecido como lapso cognitivo – se você teve dificuldades alguma fez para executar tarefas que pareciam muito fáceis ou se sentiu imbecilizado depois de uma noite ruim, eis a razão. Afinal, os seus neurônios também estão bem cansados.

O estudo comprovou que isto afeta, principalmente, a memória e capacidade de concentração, como a atividade simples de transformar o que vemos em pensamentos. No dia a dia isso é um grande inconveniente e pode até mesmo ser perigoso: afinal, um motorista que teve uma noite ruim de sono poderá ter dificuldade para raciocinar caso um pedestre, por engano, se atravesse em frente ao seu carro no meio da rua.

Os pesquisadores utilizaram um grupo de pacientes que iriam passar por procedimentos cirúrgicos para tratar epilepsia. Nesses casos é comum que os médicos mantenham os pacientes acordados a noite inteira tentando provocar uma convulsão. Durante este processo eles pedem que os pacientes façam vários testes visuais cognitivos envolvendo a simples categorização de imagens. A pesquisa mostrou que quanto mais tempo os pacientes ficavam sem dormir, pior se saíam nos testes aplicados.

Parte do problema é que quando você está muito cansado algumas partes do seu cérebro simplesmente desistem de trabalhar. Isso ficou evidente para as pesquisas, que observaram que durante os testes algumas partes dos cérebros dos pacientes registravam atividade similar à do sono. Em outras palavras, é como se partes do cérebro dos pacientes estivessem dormindo enquanto o paciente estava acordado, causando lapsos mentais.

Assim, dormir bem para ter uma boa memória e concentração é apenas algo mais a se considerar quando você está decidindo se deve assistir mais um episódio daquela série antes de dormir. Uma boa noite de sono tem diversos benefícios comprovados, como auxiliar na perda de peso, auxiliar no combate à doenças do coração e a diversos outros tipos de problemas de saúde.

Se você gostou desse texto, provavelmente também vá gostar dessas outras publicações:
Chocolate com amêndoas para dormir melhor?
Aprenda 8 dicas excelentes para melhorar sua memória
10 itens que você deve observar em seu quarto para dormir melhor
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor
Dormir mal é o resultado do que você faz durante o dia
Dormir sem roupas pode trazer algum benefício?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *