6 modos de tentar salvar uma planta quase morta

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

salvar uma planta

Você está procurando uma solução para salvar uma planta? Assim como todos os seres vivos, as plantas necessitam de cuidados apropriados para permanecerem saudáveis, bonitas e vistosas. Mas se você adora cultivá-las, toma todos os cuidados necessários e mesmo assim, aquela plantinha que você dedicou tanto tempo para manter saudável está prestes a morrer, o que fazer?

Como salvar uma planta

Como já escrevemos em várias postagens aqui no blog “Lar, Doce, Lar”, nada traz mais vida para um ambiente do que as folhas verdes e as pétalas coloridas de uma planta, porém qualquer pessoa que tem plantas em casa também sabe o quão deprimente é acompanhar uma planta murchando, ficando marrom, secando e morrendo lentamente.

Escrevemos esse texto para que, antes que você desista frente a essa situação, tente aplicar essas dicas que podem recuperar a vitalidade da sua plantinha.

1. Replante a sua planta

De acordo com os especialistas em jardins, transferir uma planta, que parece cansada de lutar contra uma terra pobre em um vaso pequeno, para um novo vaso, cheio de terra nova e fresca pode fazer uma grande diferença. Observe se é isso que está acontecendo com sua planta, se a terra onde ela está plantada parece exaurida, pobre, árida ou o vaso esgotou a sua capacidade de mantê-la. Caso isso esteja ocorrendo, escolha um vaso que seja maior que o que ela está e faça a transferência, pois isso dará mais espaço para as raízes crescerem e se tornarem mais fortes.

2. Alimente melhor sua planta

Assim como todos os seres vivos, as plantas também precisam de alimentos saudáveis, portanto substitua a terra velha e exaurida por uma terra nova com mais nutrientes de qualidade para plantas. A sua planta vai apreciar muito se você realizar essa troca regularmente e passará a se alimentar muito melhor.

Caso fazer a troca de toda a terra seja complicado ou muito difícil, fazendo a planta sofrer mais ainda, você também pode tentar acrescentar em seu vaso atual um fertilizante, tomando sempre o cuidado de escolher uma variedade que atue de maneira mais lenta, para não alimentar muito as raízes de sua planta de uma só vez, essa mudança radical também pode prejudicá-la.

3. Dê a ela banhos de sol aos poucos

Mesmo que o sol seja fundamental para a maioria das plantas, mover abruptamente uma planta que está morrendo por falta de luz para áreas muito quentes e claras pela exposição solar, justamente quando ela está mais enfraquecida pode causar-lhe sérios problemas. Enquanto a sua planta se recupera, deixe-a receber somente a luz do sol indiretamente ou diretamente, mas nos horários de sol mais fraco do dia.

4. Não exagere nas regas

Esse é o erro mais comum entre os jardineiros, não conhecer os períodos de dormência de suas plantas e regá-las, mesmo quando não necessário. Se você é um dos que fazem isso, o que pode estar causando a morte da sua planta é justamente o excesso de água.

Você deve pesquisar qual é a estação do ano em que a sua planta entra neste estado de dormência. Em geral isso acontece nas épocas mais frias do ano. Dessa forma você vai ter a certeza de que você não está afogando sem querer a sua plantinha preferida. Se você não tem muito tempo para observar os momentos certos de cada rega, recomendamos também a leitura do artigo “Vasos autoirrigáveis“, que publicamos aqui no blog.

5. Coloque-a em uma estufa

Algumas plantas para se recuperarem podem precisar de ambientes mais úmidos, o que você provavelmente não deve querer para toda a sua casa. Assim, para criar uma estufa provisória e individual para a sua plantinha, coloque um pequeno saco plástico ou uma garrafa pet cortada embaixo sobre ela. Então, mantenha-a assim por quatro ou cinco dias até que ela reviva e comece a se recuperar.

6. Livre-a das pestes

Observe se as folhas ou o caule da sua planta estão machucados, parecem enfraquecidos ou têm algum resíduo estranho sobre eles. Nesse caso os insetos podem ser o problema. Se perceber algum desses sintomas, livre-se desses visitantes indesejados borrifando toda a planta ou esfregando delicadamente suas folhas com uma solução bem diluída de sabão neutro em água.

Mas lembre-se sempre, se você está precisando salvar uma planta, então é provável que alguém negligenciou com ela.

E então, se você curte jardinagem e está passando por essa situação com alguma planta, mãos-a-obra. Tente recuperá-la, assim a sensação de alegria que você vai experimentar ao vê-la novamente saudável é algo indescritível.


Leia também:
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Aprenda a cultivar bambu dentro de casa
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

19 comentários em “6 modos de tentar salvar uma planta quase morta

  1. Miriam disse:

    Boas dicas!
    Vou tentar salvar a minha plantinha!

    Valeu!!

  2. Fernando disse:

    Minha planta tem 2 meses e comecou a secar nas folhas de cima e todas as outras se curvam para baixo.
    Mudei de vaso e tinha muita raiz e estava quente, então meti os dedos por dentro do complexo de raiz e tentei libertar a terra no interior e coloquei num vaso maior.
    Pode ser que com a muda se salve

  3. Nayara Santos disse:

    Mudei minha planta de vaso e agora ela está toda murcha,o que pode ser?
    Volto ela para o vaso anterior!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Nayara, as plantas quase sempre sofrem com mudanças, se ela foi trocada de vaso e estava bem no vaso anterior, provavelmente com essa mudança muitas condições anteriores foram modificadas também, como luminosidade, excesso ou falta de luz, excesso de adubação no vaso novo (o excesso de adubação também mata plantas, fique atenta), excesso ou falta de água. Enfim, muitos podem ser os fatores. Não é necessário voltá-la ao vaso anterior, mas observe o que mudou nessa transferência e procure resolver.

  4. Glória Correia de Arruda disse:

    Viajei por 8 dias e fiz a rega por meio de barbantes mergulhados em garrafa de água deixando -as em local fresco e iluminado. Porém ao chegar, só o lírio da paz murchou. Como recupero? É possível?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Se ele está somente murcho, tente colocá-lo nas mesmas condições que estava antes da viagem, provavelmente ele consiga se recuperar

  5. Wanessa Fabiana disse:

    Minha peperomia pendente estava linda e maravilhosa, mas hoje percebi que ela está murcha, até as folhas novas murcharam e alguns galhos menores caíram, penso que reguei em excesso!
    Hoje coloquei um pouco de terra nova mais seca, pq quando percebi já tinha feito a rega…
    Estou triste pq ela tava tão linda!
    Será que preciso trocar a terra do vaso?
    Como faço pra secar as raizes dela mais rápido se ela não aguenta sol?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Wanessa, pode ser excesso de rega sim. Se você conseguir trocar de vaso sem fazê-la sofrer pode ser interessante, caso contrário, pare com as regas e veja se ela está juntando água no prato. Em caso positivo, esvazie o prato sempre que possível para a terra não puxar a água de volta.

  6. Cassia Maria Fonseca de Oliveira disse:

    Plantei uma bouguevilie, mas ela esta totalmente seca. Rego todos os dias… Nao quero perde-la. Me ajude

    • Lar, Doce Lar disse:

      É difícil ajudá-la sem saber mais detalhes, verifique se todas as condições que ela exige estão sendo atendidas, não é somente a água que mantem uma planta sem secar.

    • Rejane disse:

      Bouganvillea não gosta de muita água. Só regar quando a terra estiver muito seca.

  7. Lory disse:

    Dicas excelentes. Parabéns pelo blog!

  8. Tayna disse:

    Minha arruda secou as folhas tirei ela do vaso mexi a terra e e coloquei argila expandida no fundo, isso pode ajudar ela a reviver ?

  9. Thaismichellelipe@hotmail.com disse:

    Beijo dobrado murchou

  10. Gabbie mello disse:

    Derrubei minha peperomia, ela é das mini, mas replantei ela no mesmo vaso e fiz um adubo que vi no Google q vai casca de ovo e broa de café, misturei com a terra e á replantei, mas em poucas horas ela já estava td murcha e molinha, o que devo fazer?? E se for o caso dela se recuperar leva quantos dias em média? Não queria perdê-la

  11. Rosana Carvalho disse:

    Boa tarde, podaram errado minha goiabeira….agora ela está somente tronco. Consigo salvar, fazer com que ela volte a ter folhas e frutos?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Com certeza, se não mataram a guia principal ela voltará com muita força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *