6 modos de tentar salvar uma planta quase morta

Assim como todos os seres vivos, as plantas necessitam de cuidados apropriados para permanecerem saudáveis, bonitas e vistosas. Mas se você adora cultivá-las, toma todos os cuidados necessários e mesmo assim, aquela plantinha que você dedicou tanto tempo para manter saudável está prestes a morrer, o que fazer?

Como já escrevemos em várias postagens aqui no blog “Lar, Doce, Lar”, nada traz mais vida para um ambiente do que as folhas verdes e as pétalas coloridas de uma planta, porém qualquer pessoa que tem plantas em casa também sabe o quão deprimente é acompanhar uma planta murchando, ficando marrom, secando e morrendo lentamente. Escrevemos esse texto para que, antes que você desista frente a essa situação, tente aplicar essas dicas que podem recuperar a vitalidade da sua plantinha.

1. Replante a sua planta

De acordo com os especialistas em jardins, transferir uma planta, que parece cansada de lutar contra uma terra pobre em um vaso pequeno, para um novo vaso, cheio de terra nova e fresca pode fazer uma grande diferença. Observe se é isso que está acontecendo com sua planta, se a terra onde ela está plantada parece exaurida, pobre, árida ou o vaso esgotou a sua capacidade de mantê-la. Caso isso esteja ocorrendo, escolha um vaso que seja maior que o que ela está e faça a transferência, pois isso dará mais espaço para as raízes crescerem e se tornarem mais fortes.

2. Alimente melhor sua planta

Assim como todos os seres vivos, as plantas também precisam de alimentos saudáveis, portanto substitua a terra velha e exaurida por uma terra nova com mais nutrientes de qualidade para plantas. A sua planta vai apreciar muito se você realizar essa troca regularmente e passará a se alimentar muito melhor. Caso fazer a troca de toda a terra seja complicado ou muito difícil, fazendo a planta sofrer mais ainda, você também pode tentar acrescentar em seu vaso atual um fertilizante, tomando sempre o cuidado de escolher uma variedade que atue de maneira mais lenta, para não alimentar muito as raízes de sua planta de uma só vez, essa mudança radical também pode prejudicá-la.

3. Dê a ela banhos de sol aos poucos

Mesmo que o sol seja fundamental para a maioria das plantas, mover abruptamente uma planta que está morrendo por falta de luz para áreas muito quentes e claras pela exposição solar, justamente quando ela está mais enfraquecida pode causar-lhe sérios problemas. Enquanto a sua planta se recupera, deixe-a receber somente a luz do sol indiretamente ou diretamente, mas nos horários de sol mais fraco do dia.

4. Não exagere nas regas

Esse é o erro mais comum entre os jardineiros, não conhecer os períodos de dormência de suas plantas e continuando a regá-las, mesmo quando não necessário. Se você é um dos que fazem isso, o que pode estar causando a morte da sua planta é justamente o excesso de água. Você deve pesquisar qual é a estação do ano em que a sua planta entra neste estado de dormência, geralmente isso acontece nas épocas mais frias do ano, para ter certeza de que você não está afogando sem querer a sua plantinha preferida. Se você não tem muito tempo para observar os momentos certos de cada rega, recomendamos também a leitura do artigo “Vasos autoirrigáveis“, que publicamos aqui no blog.

5. Coloque-a em uma estufa

Algumas plantas para se recuperarem podem precisar de ambientes mais úmidos, o que você provavelmente não deve querer para toda a sua casa. Para criar uma estufa provisória e individual para a sua plantinha, coloque um pequeno saco plástico ou uma garrafa pet cortada embaixo sobre ela, mantendo-a assim por quatro ou cinco dias até que ela reviva e comece a se recuperar.

6. Livre-a  das pestes

Observe se as folhas ou o caule da sua planta estão machucados, parecem enfraquecidos ou têm algum resíduo estranho sobre eles, nesse caso os insetos podem ser o problema. Se perceber algum desses sintomas, livre-se desses visitantes indesejados borrifando toda a planta ou esfregando delicadamente suas folhas com uma solução bem diluída de sabão neutro em água.

E então, se você curte jardinagem e está passando por essa situação com alguma planta, mãos-a-obra, tente recuperá-la, a sensação de alegria que você vai experimentar ao vê-la novamente saudável é algo indescritível.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *