Como limpar e conservar objetos de prata, várias dicas e truques

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

limpar prata

Aprenda a limpar objetos de prata. Assim, seus castiçais, anéis, correntes, talheres, travessas, ou qualquer outro ficarão lindos e requintados.

Porém, a prata é um metal que oxida muito rápido e facilmente, ficando opaca e com manchas escuras, perdendo todas as características que fazem dos objetos produzidos com ela atraentes e belos. Felizmente, da mesma forma que a prata oxida e fica feia facilmente, também é muito fácil trazê-la ao seu estado natural novamente.

Porque a prata escurece ou preteia?

Conforme escrevemos acima, a prata tem um alto poder de oxidação. Isso é o que causa seu escurecimento e perda de brilho, com a formação de uma camada de sulfeto de prata sobre ela.

Basicamente são dois os motivos que causam essa reação. A prata reage quando em contato com gases existentes no ambiente, como o enxofre, o gás sulfídrico – resultante da putrefação do lixo -, o dióxido de enxofre emitido pela queima de gasolina dos veículos, entre outros.

O outro motivo muito comum para o escurecimento da prata, principalmente joias, é o seu contato com o suor, que é formado por água e sais minerais. A umidade do suor, assim como esses sais, principalmente o cloreto de sódio que eliminamos no suor, provocam a reação da prata com o gás sulfídrico e o dióxido de enxofre, que citamos acima.

Quase todas as mulheres e muitos homens têm pelo menos uma joia de prata, além disso, em praticamente todas as casas existe pelo menos algum objeto de prata, portanto esse é um problema que todos nós enfrentamos periodicamente, por isso, vamos ensinar abaixo várias formas fáceis e baratas de resolvê-lo.

Vale lembrar que existem muitos produtos tradicionais específicos para a limpeza de prata disponíveis para comprar, porém, também existem várias receitas caseiras – algumas delas são as que vamos ensinar – que resolvem o problema de uma forma muito mais barata e com um resultado igual ao esperado pela utilização desses produtos.

A maioria dessas receitas caseiras utiliza produtos que provavelmente você já tenha em sua dispensa.

Como limpar objetos de prata usando bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um verdadeiro coringa, é barato, tem muitas utilidades e é encontrado em praticamente todas as casas, por isso vamos mostrar várias formas de como ele pode ser utilizado na limpeza da prata.

Também, dependendo das condições em que a peça de prata esteja, talvez as receitas mais simples não resolvam completamente o problema, por isso, você pode tentar usar outro método para terminar o serviço de limpeza.

Nas três maneira abaixo, se desejar, você também pode acrescentar vinagre branco, que é outro produto coringa e muito eficiente na limpeza.

Como fazer (Opção 1): coloque água morna em uma vasilha, acrescente bicarbonato de sódio e misture bem. Mergulhe as peças de prata nessa mistura e deixe de molho por alguns minutos. Retire-as e dê um polimento com um pano limpo e macio.

Como fazer (Opção 2): em uma água bem quente vá acrescentando bicarbonato de sódio e misturando até formar uma pasta homogênea. Coloque essa pasta em um pano seco e macio e faça o polimento na peça de prata. Depois repita o processo de polimento com um pano limpo e seco.

Como fazer (Opção 3): forre completamente um recipiente com papel alumínio – aquele que usamos no forno para assar -. Despeje dentro dele água morna e bicarbonato de sódio. Coloque as peças de prata sobre o papel alumínio e deixe de molho por alguns minutos. Retire-as e faça o polimento com um pano limpo e macio.

Como limpar objetos de prata usando vinagre branco

Conforme explicamos acima, o vinagre branco é outro super produto para limpeza e pode ser utilizado juntamente com o bicarbonato de sódio para a limpeza da prata, porém, se você não tiver bicarbonato de sódio em casa, ou preferir utilizar somente o vinagre branco, a receita e a forma de fazer são um pouco diferentes.

Como fazer: coloque as peças de prata em uma vasilha e cubra-as com vinagre branco puro. Então, deixe de molho por algumas horas (observe que o tempo de molho é maior que as receitas acima). Em seguida, retire as peças de prata e faça o polimento com um pano limpo e macio.

Como limpar objetos de prata usando creme dental

Sim, é possível limpar prata com creme dental, ou pasta de dentes, como é conhecida em algumas regiões do país. Ela funciona porque é uma pasta abrasiva (além disso sua fórmula contém bicarbonato de sódio), portanto remove a camada de oxidação que se forma sobre da prata.

Como fazer: Ponha o creme dental em uma escova ou em um pano (pode ser uma escova de dentes) e então esfregue nas peças de prata. Depois lave essas peças em água e sabão para eliminar o creme dental. Seque e dê polimento com um pano limpo e macio.

Como limpar objetos de prata usando sal

Essa é a receita mais fácil e com um ingrediente que praticamente todo mundo tem em casa. O sal também é abrasivo como o bicarbonato de sódio.

Como fazer: Misture água bem quente e sal em uma vasilha. Coloque as peças de prata de molho por alguns minutos. Retire-as, lave-as em água pura e dê o polimento com um pano limpo e macio.

Importante: Em todas essas receitas e processos que ensinamos acima é possível observar o momento de retirar os objetos de prata do molho visualmente, pois ela já ficarão claras enquanto estiverem mergulhadas nas misturas.

Como explicamos acima, felizmente a prata é muito fácil de ser limpa, existem ainda muitas outras receitas caseiras que podem ser utilizadas. Algumas usam sabão em pó, outras, casca de banana, entre outros ingredientes, porém acreditamos que as listamos nesse texto sejam as mais baratas, práticas e eficientes para solucionar essa situação.

Como conservar objetos de prata por mais tempo sem oxidarem

Você também pode espaçar o tempo entre as limpezas dos seus objetos de prata se tomar alguns cuidados para protegê-los da oxidação.

Portanto, procure guardar as peças de prata em um local seco e distante de produtos de limpeza ou outros metais que provocarão uma oxidação precoce.

Peças pequenas e joias podem ficar protegidas dentro de saquinhos de pano ou flanela, isso vai evitar o contato direto com a umidade e com os gases que provocam a oxidação.

Nunca guarde peças de prata sujas ou já oxidadas por muito tempo, isso acelerará ainda mais o processo de oxidação dificultando a próxima limpeza.

Nunca esfregue os objetos de prata com escovas de aço ou esponjas abrasivas – palha de aço -, eles vão arranhar a superfície da prata retirando toda a sua beleza e as ranhuras aumentarão a velocidade de oxidação.

Utensílios de prata podem ser guardados embalados em filmes de PVC para que não fiquem em contato direto com o ar.

Além disso, nunca guarde peças de pratas úmidas ou molhadas, procure secá-las bem.

Esses produtos para limpeza que citamos têm múltiplas funções. Portanto já foram assunto de outras postagens aqui no blog. Assim, se você gosta de testar novidades baratas e eficientes, aproveite também os textos abaixo.


Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas
As incríveis utilidades do vinagre branco
Usos e benefícios do bicarbonato de sódio – Parte I
Você tem trauma de banheiro? Testamos o PooFresh Nº3
Como desencardir suas roupas gastando pouco
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *