Decoração rústica, características, dicas e 36 ideias para você planejar e executar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Geralmente ao decorarmos um ambiente de nossa casa em estilo rústico, ou até mesmo ao utilizarmos apenas alguns objetos – ou um objeto único e marcante – na sua decoração, estamos procurando nos aproximarmos mais da natureza e do estilo de vida de nossos antepassados.

A decoração rústica pode ser interpretada como um estilo simples e despretensioso. É praticamente um resgate da nossa ligação com um estilo de vida que não se encaixa mais no mundo moderno, trazendo para dentro da nossa casa materiais como madeiras, pedras, latas, plantas e outros itens que lembram as casas de antigamente.

No texto “24 ideias para banheiros em estilo rústico” que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” também abordamos esse conceito, de trazer a natureza para dentro do nosso banheiro, um lugar íntimo de nossa casa em que essa conexão com nossas origens torna o ambiente bem mais acolhedor.

O estilo de decoração rústico representa a durabilidade do material em relação ao tempo e à natureza e nunca sai de moda, em alguns momentos ele é tendência de decoração, em outros é menos aplicado, mas sempre há adeptos a ele, exatamente pelas boas sensações que ele traz para uma casa ou para um ambiente dela.


Se você é adepto da decoração com rusticidade e está procurando mais informações para adotá-la em sua casa, aproveite esse artigo para obter algumas ideias e dicas sobre como adicionar alguns detalhes encantadores aos seus ambientes, certamente, ao aplicá-los, você vai criar sensações completamente novas em sua casa.

Há também uma vantagem significativa em utilizar o estilo rústico em relação a maiorias das outras tendências de decoração para quem não quer ou não pode gastar muito na redecoração de um ambiente, o seu custo. Diferentemente de alguns estilos de decoração, aplicar rusticidade em um ambiente as vezes requer muito pouco ou nenhum investimento, dependendo dos objetos utilizados, que podem ser reaproveitamento de móveis e objetos que já estejam na família há muitos anos.

Portanto, independentemente das suas necessidades de decoração e do ambiente a ser decorado, sempre existem opções rústicas que adicionarão mais vida e aconchego à sua casa. Seja uma mesa de centro, uma estante, mesa para refeição, armário de cozinha, armário de banheiro ou qualquer outro móvel ou objeto de decoração, sempre há um local em que ele se encaixará, mesmo em ambientes decorados em outro estilo.

Observe a imagem abaixo, por exemplo, que caracteriza bem o estilo rústico, esse painel não se transformaria um em belo quadro que poderia ser utilizado em um ambiente de outro estilo de decoração?

É claro que também é possível mobiliar uma casa inteira em estilo rústico gastando muito dinheiro, contratando profissionais e adquirindo móveis e objetos de designs em lojas luxuosas e de grife, mas isso é apenas uma das opções e, geralmente, não é o que ocorre quando os adeptos dessa tendência executam seus projetos.

Por exemplo, se você for um adepto do DIY (faça você mesmo), você pode criar um painel de madeira na parede, utilizar engradados como estantes e mesas laterais, utilizar madeiras antigas para fazer molduras, aplicar pátina em um móvel restaurado, entre tantas outras coisas. Afinal a simplicidade do acabamento e a rusticidade são as principais marcas do estilo rústico. Cada objeto que você mesmo restaurar dará mais vida ao seu lar. O estilo rústico também proporciona a sensação do “feito à mão” e reciclagem.


Há também quem queira aplicar o estilo rústico em toda a sua casa, deixando-a com a aparência das antigas casas de fazenda – que alguns chamam de estilo country -. Se for esse o seu caso e se não estiver disposto a despender de muito dinheiro de uma única vez, uma boa opção é a cada viagem reservar um pouco do dinheiro a ser gasto visitando locais de vendas de objetos restaurados ou garimpar objetos que você mesmo possa restaurar.

São muitos os itens que marcam a decoração rústica, você pode utilizar cores, enfeites, lustres, luminárias, acabamentos em móveis, almofadas, tecidos naturais, peças únicas, objetos que originalmente tinham outra função e que foram restaurados, enfim, a sua criatividade é o limite. Na realidade o estilo rústico contempla muitos estilos, pois ele está baseado no reaproveitamento de materiais encontrados na natureza de grande durabilidade.

A decoração rústica aplicada em apartamentos fica ainda mais interessante do que em uma casa pela surpresa que causa em quem o visita pela primeira vez. O contraste do estilo casa de fazendo à correria das grandes cidade é simplesmente encantador e aconchegante. E você mesmo chegar em casa ao final de um dia de trabalho como se estivesse em um local longe de uma grande metrópole não é tentador?

Então, depois dessas dicas e informações você continua pensando em utilizar rusticidade em sua casa ou apartamento? Selecionamos várias ideias para sua inspiração. Quem sabe até olhando a galeria abaixo você se lembre de um objeto que está abandonado sem utilidade em sua casa ou na casa de um parente e possa ser o seu primeiro item rústico?

São 36 fotos de decorações em estilo, rústico, delicie-se.


Se você está procurando mais dicas para sua casa, aproveite os textos que selecionamos abaixo:
Algumas dicas para facilitar a pintura da sua casa
Dando um toque de cor na decoração
16 ideias para incrementar a decoração utilizando fotos
Antes e depois, a incrível transformação de um apartamento
Decoração com paletes: a nova febre de design de interiores
Decorando a parede da sala de jantar, dicas e 50 ideias sensacionais e criativas
Janelas com floreiras, dicas úteis de como montar as suas e ainda 28 soluções lindas
Decorando com quadros vazios, ideias e dicas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *