Dicas e 60 ideias para montar um escritório no sótão

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Você já pensou em montar o seu escritório no sótão? Há casas que têm o privilégio de ter um sótão. Apesar de em muitas delas ele ser usado somente como depósito de velharias e outras coisas que não têm mais utilidade.

Porém, com a nova tendência mundial de trabalho em regime de home office, muitas pessoas estão olhando para o sótão da sua casa com outros olhos.


Afinal, se um dos objetivos de ter um escritório ou um estúdio de trabalho em casa é ser mais produtivo e criativo, e calma e tranquilidade são fundamentais para que isso aconteça, nada melhor do que um espaço isolado na casa para isso, onde podemos trabalhar e nos concentrarmos sem sermos interrompidos ou distraídos frequentemente.

Apesar de muitos sótãos ainda cumprirem apenas a função de guardar objetos pouco usados, conforme comentamos acima, algumas famílias já estão aproveitando seu sótão para outras funções, como sala de brinquedos, sala de leitura, sala de cinema, entre outras funções.

A ideia do momento de aproveitamento para um sótão é a de assumir a função de espaço para home office, deixando de cumprir apenas a função de armazenar pilhas de objetos pouco utilizados e esquecidos.

Quais as vantagens de utilizar um sótão para home office?

A opção de utilizar o sótão como escritório geralmente traz consigo várias vantagens que normalmente são difíceis de igualar pela maioria das outras peças de uma casa.

O sótão, invariavelmente, é um espaço aconchegante e convidativo por natureza. O telhado, geralmente inclinado ou irregular, que a maioria das casas com sótão possui, proporciona um espaço com atmosfera casual e confortável.

As janelas, quando presentes, quase sempre oferecem vistas com alcance mais longo do que as janelas dos andares inferiores, considerando que o sótão é o nível mais elevado da casa.

Além disso, como o sótão também é um espaço parcialmente ou completamente separado do resto das peças da casa, isso proporciona a esse ambiente uma certa independência e permite que quem esteja trabalhando tenha um espaço próprio. Afinal, é fundamental separar a vida doméstica da vida profissional, estabelecendo os limites físicos e mentais entre eles.

Espaço de trabalho deve ser exclusivo

Precisamos admitir que é um cenário atraente nos imaginarmos trabalhando em nosso laptop deitados em um quarto, ou no balcão da cozinha. Mas a realidade é que a melhor maneira de criar um ambiente de trabalho produtivo é ter um espaço de trabalho separado dos ambientes domésticos. Principalmente para quem não mora sozinho, pois nem sempre é possível dedicar uma das salas principais da casa a um escritório ou estúdio.

Se você contar com um espaço muito pequeno em seu sótão, isso não significa que sua utilização fique inviabilizada. Improvise e use sua criatividade, escolha cores vivas para as paredes, móveis brancos e pequenos detalhes, que fazem toda a diferença.

Se o seu espaço for maior e, portanto, seja possível usá-lo também para guardar tanto os objetos de trabalho, como objetos de uso pessoal, preencha os espaços disponíveis com muitas prateleiras, gavetas, detalhes coloridos e uma mesa de trabalho interessante e espaçosa. Crie um ambiente elegante e funcional.

Portanto, se você está precisando de um espaço de trabalho tranquilo, onde seus familiares ou outros habitantes da casa não atrapalhem sua concentração no tempo definido como seu horário de trabalho e não havia pensado no seu sótão, avalie a sua utilização.

Entre no sótão da sua casa como se estivesse entrando pela primeira vez e tente imaginar se ele seria apropriado para ser o seu local de trabalho.

Se seu sótão estiver entulhado de objetos pouco ou nunca usados, aproveite para fazer uma limpeza e avaliar o que ainda tem utilidade para você. A partir do momento em que esses objetos forem removidos, ou reorganizados, você poderá ter uma noção melhor do potencial da peça que você tem.

Como transformar um sótão em um escritório

O primeiro passo é analisar as condições de seu sótão. A altura e a estrutura são adequadas para criar um ambiente de trabalho confortável, mesmo que pequeno?

Se o seu sótão estiver em um estado muito bruto, analise também as possíveis reformas necessárias para torná-lo habitável e se os gastos provenientes dessa reforma estão de acordo com as suas condições financeiras.

Nesse momento, considere principalmente o acesso a ele, se pode ser isolado facilmente, seu piso e as instalações elétricas disponíveis.

Procure também por infiltrações ou outros problemas que possam trazer despesas inesperadas em meio à execução do seu projeto de aproveitamento do sótão.

Analise também se você já tem móveis, tapetes e outros objetos em casa que teriam um bom aproveitamento no seu provável novo ambiente de trabalho. Se possível, monte uma maquete de como ele ficaria.

Observe com cuidado o sistema de ventilação e iluminação naturais. Seu sótão tem janelas que podem ser abertas? Caso não tenha janelas, tem claraboias? Se não tem janelas nem claraboias, é viável a instalação de uma dessas opções?

Como iluminar melhor o sótão

Caso você precise criar, ou melhorar, as condições de iluminação e ventilação de seu sótão e pretenda fazer uso de claraboias, sugerimos também a leitura desses dois textos que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente” e “Como aproveitar melhor um sótão utilizando claraboias e ainda 30 ideias incríveis“, eles vão ser muito úteis para sua tomada de decisão.

Se você mora em uma região em que o inverno e o verão são bem definidos, lembre-se disso também. Isso porque você precisará que seu ambiente de trabalho seja fresco no verão e quente no inverno.

Se suas janelas ou claraboias não forem suficientes para uma iluminação adequada você precisará providenciar também um bom sistema de iluminação artificial adequado às suas necessidades.

Mesmo que seu sótão seja bem iluminado naturalmente, ele também necessitará de uma boa iluminação para os dias nublados e para os horários do dia sem luz externa.

Procure também iluminar de alguma forma todos os cantos do ambiente, mesmo os espaços que você não utilizará permanentemente. Algumas vezes você poderá ter que procurar algo em um canto escuro e isso será pouco prático.

Se você tiver uma janela com uma vista interessante, então procure posicionar sua mesa de trabalho de frente para ela.

Decore seu sótão de forma que ele não seja apenas funcional e prático, mas também se transforme em um ambiente aconchegante e acolhedor. Afinal você vai permanecer nele por várias horas do seu dia.

Se você gostou dessas dicas e estiver pensando em levar esse projeto adiante, reunimos abaixo muitos exemplos de sótãos inspiradores transformados em área de trabalho. Aproveite!

Veja nossa coleção abaixo e você verá muitos exemplos inspiradores que ajudarão você a projetar um escritório prático no sótão!

60 imagens de escritório e estúdio de trabalho no sótão para inspiração


Leia também:
O inacreditável “antes e depois” de um sótão escuro e estreito
Antes e depois, a incrível transformação de um apartamento
Entendendo a ciência do Feng Shui
Toalheiro térmico vale a pena?
Aproveitamento de sótão, 28 ideias para você se inspirar
Dicas para um home office eficiente e produtivo
Como usar preto na decoração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *