Porque devemos comprar e consumir os alimentos da estação?

Muitas pessoas acreditam que criar o hábito de consumir os alimentos da estação (que estão em época de sua safra) é benéfico apenas para o bolso, pois é a época em que seus preços estão em baixa. Porém, essa não é a única vantagem que esse hábito nos oferece. Ao consumirmos alimentos frescos – recém colhidos -, aproveitamos muito mais seus nutrientes e, também é a época em que geralmente eles estão mais saborosos.

Infelizmente, seja pelas mudanças climáticas, seja pela demanda dos mais variados alimentos em todos os meses do ano, o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do planeta. Mesmo que você não seja um entusiasta de produtos orgânicos e por isso não se importa de consumir produtos com pesticidas químicos, hormônios artificiais e outros aditivos, saiba que, para produzir um alimento fora da estação, maior é a necessidade da adição desses componentes durante seu cultivo.

Esse é mais um motivo para darmos preferência aos alimentos em sua época de safra, ou seja, além de estarem mais baratos e mais nutritivos nessa época, eles sofreram menos intervenções artificiais em seu cultivo. Os vegetais cultivados na época certa respeitaram os ciclos de vida e florescimento de cada planta, suas vitaminas, minerais e outros nutrientes estão em concentrações mais intensas, por terem sido respeitadas suas épocas de maturação.

Quando no período de safra, os vegetais podem ser reconhecidos principalmente por sua cor, que em geral é mais forte e uniforme que os vegetais amadurecidos artificialmente. O aroma, principalmente das frutas e legumes, também costuma ser mais intenso quando elas são colhidas no tempo certo.

Se você costuma consumir vegetais comprados em feiras de orgânicos, provavelmente já seja um consumidor de vegetais da estação, pois nessas feiras dificilmente encontramos algum vegetal fora de sua época certa de colheita, esse é mais um dos motivos para você ficar de olho em alimentos vendidos como orgânicos em supermercados e feiras, pois se eles estiverem fora da estação, desconfie. A menos que eles estejam recebendo condições muito semelhantes ao da sua época de plantio, provavelmente estejam recebendo uma “ajudinha” artificial na sua produção.

Se você quer produzir seus próprios alimentos em casa, mesmo que não disponha de grandes áreas, saiba que é possível cultivar hortaliças em pequenos espaços e até mesmo dentro de casa, desde que respeitadas as condições e a época de cada uma delas. Para os iniciantes nesse assunto, sugerimos também a leitura de outros textos que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” e que também poderão ajudar a tomada de decisão.

Assista e vídeo abaixo e veja como é fácil plantar em uma Horta Orgânica Autoirrigável comercializada pelas lojas Inova Store e Kamari. Começar uma hortinha em casa nunca foi tão fácil…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *