Quais os principais benefícios do vinho para sua saúde?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

benefícios do vinho

Os benefícios do vinho foram comprovados pela ciência internacional mediante pesquisas realizadas em grandes universidades. Assim, o vinho é considerado um dos melhores elixires para o corpo humano.

Portanto, basta apenas uma pequena dose dessa bebida popular em todo o mundo para ter uma melhor qualidade de vida.


Mostraremos a seguir 5 benefícios que o vinho irá proporcionar para a sua saúde, no entanto, é recomendável respeitar a quantidade máxima que geralmente você toma por dia ou por semana.

Mas lembre-se que o vinho é uma bebida alcoólica, e que devemos consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Um dos melhores benefícios que essa bebida – também chamada de manjar dos deuses – garante, é o da longevidade da vida. Confira os demais benefícios abaixo.

5 benefícios do vinho para a nossa saúde!

A ciência através de pesquisas já comprovou a eficácia do vinho para a nossa saúde, exibiremos a seguir alguns dos benefícios que esta bebida nos oferece:

1º Consumir vinho ajuda na saúde do coração

A doença cardiovascular é, ainda, a principal causa de morte no mundo todo. As universidades já realizaram várias pesquisas para comprovar a eficiência de uma substância conhecida como polifenóis, esta substância possui antioxidante putativas.

A principal função da substância é proteger o revestimento dos vasos sanguíneos do coração, para evitar as doenças cardiovasculares. Para tanto, o consumo recomendado é de 1 a 2 cálices da bebida por dia. O vinho atua na redução de LDL, e aumenta o HDL ou o chamado colesterol bom. Consumir vinho também ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue.

2º O vinho atua na prevenção do Alzheimer

O Alzheimer é um distúrbio crônico, também conhecido como demência. Mas, ele pode ser evitado apenas com o consumo moderado de vinho. É possível controlar a deterioração mental graças ao resveratrol que o vinho tinto contém. Isso porque ele mantém os vasos sanguíneos em aberto.

Dessa forma, há uma melhor circulação do sangue até o cérebro, o que ajuda inclusive no transporte de oxigênio e glicose no sangue. Com o consumo regular de vinhos, as funções cerebrais funcionam normalmente.

3º O vinho controla os sintomas de depressão

A depressão apresenta fatores hereditários, e é regularizada apenas com o consumo de algumas taças de vinho. O vinho funciona como calmante, o mesmo não ocorre com as demais bebidas alcoólicas. O PREDIMED – um grande estudo de prevenção primária realizado na Espanha – fez uma análise com 5.500 indivíduos, que são bebedores considerados leves e moderados.

A pesquisa revelou que consumir cerca de 7 taças de vinho ajuda a minimizar os sintomas da depressão, logo, é indicado apenas consumir moderadamente, afinal, a pesquisa também descobriu que pessoas que consomem muito álcool são propensas a desenvolver a depressão.

4º O consumo de vinho proporciona uma pele saudável

O vinho contém elevados níveis de antioxidante, o que impede o crescimento de algumas bactérias que causam a acne, além disso, o vinho garante a manutenção da saúde de nossa pele. A função dos antioxidantes é rejuvenescer a pele, elevando assim, a sua elasticidade e mantendo o brilho.

5º Consumir vinho auxilia no controle de obesidade

Este é um dos benefícios do vinho mais agradáveis, não é mesmo? Porém, é essencial lembrar que há uma diferença entre sobrepeso e obesidade. A obesidade é o excesso da gordura corporal, e o sobrepeso se refere ao peso corporal como músculos, ossos, gordura e água.

Os antioxidantes epicatequina, quercetina e resveratrol ajudam na redução do colesterol ruim. Eles também contribuem para reduzir a inflamação, que leva à obesidade.

Afinal, consumir vinho regularmente faz bem?

Você já reparou que em muitos fatos marcantes da história o vinho está presente? O vinho desde sempre acompanha a humanidade. Além disso, quanto mais pesquisas os cientistas realizam, mais propriedades curativas e preventivas eles comprovam.

Além dos benefícios acima, o vinho tinto também contempla muitos outros benefícios comprovados cientificamente. Ainda mais quando seu consumo é acompanhado de atividades físicas e outras atividades ao ar livre.

O vinho ainda proporciona uma proteção natural para o corpo humano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, uma taça de vinho consumida diariamente tem a capacidade de diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção causados por bactérias. Essas bactérias podem provocar uma série de doenças, como por exemplo, úlceras, gastrites, infecções e até mesmo alguns tipos de câncer.

benefícios do vinho - servindo um cálice

Qual o teor alcoólico do vinho?

O teor alcoólico do vinho pode variar bastante. Um vinho é considerado ótimo quando combina a quantidade ideal de álcool e de ácidos, que são as duas propriedades que dão as características fundamentais ao sabor e palatabilidade dessa bebida.

Se você costuma degustar vinhos, certamente já conhece aquela sensação de sorver um líquido redondo e aveludado. Isso acontece pelo equilíbrio de todos os seus componentes.

O álcool presente no vinho é o resultado da fermentação do açúcar contido nas uvas que serviram como base para a sua produção.

Cada uva precisa de condições e tempos diferentes para ficar madura. A legislação brasileira define que os vinhos comercializados aqui tenham uma graduação alcoólica entre 8,6% e 14%.

Dessa forma, a uva usada deve conter uma concentração de açúcares que, quando fermentada, fique dentro do teor alcoólico esperado para o vinho resultante.

Praticamente todos os tipos de uvas têm potencial para produzir bons vinhos. No entanto, obter um bom vinho, vai depender da qualidade da uva usada e dos processos e condições de maturação e de envelhecimento do vinho empregados pela vinícola produtora.

Conclusão

Lembre-se que, conforme dito acima, você não deve tratar o vinho como um remédio, isso porque ele não é. Ele é uma bebida alcoólica que contém uma graduação maior que a da cerveja, por exemplo. Portanto pode representar risco se consumido de maneira inadequada ou em grandes quantidades.

No entanto, como você deve ter notado, os benefícios do vinho são vários. Portanto, se você deseja obter melhor qualidade de vida, confira os demais temas nos artigos aqui no nosso blog.


Leia também:
Benefícios do milho para a saúde
Aprenda algumas maneiras de cozinhar utilizando vinho
Como armazenar garrafas de vinho
Benefícios do alho-poró
Como aproveitar garrafas de vinho na decoração, 28 ideias para inspiração
Benefícios para a saúde do dente-de-leão
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Conheça 10 benefícios do alho para a saúde

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *