Ideias e dicas para caminho de jardim

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 10 minutos

caminho de jardim - capa

Além de cultivar plantas lindas em seu jardim, uma coisa essencial a ser considerada é o caminho para circular dentro do seu jardim.

Afinal, em alguns casos (talvez na maioria dos casos) o caminho de um jardim é quase tão importante quanto a vegetação contida nele.

Se você projetar bem a forma de se deslocar pelo jardim, esteja certo que metade do sucesso do seu espaço está garantida.

Saiba tudo sobre caminho de jardim

Boas ideias de caminhos de jardim fornecem acesso prático às áreas do seu quintal, ao mesmo tempo que oferecem uma estética de design para complementar sua casa e o estilo do seu jardim.

Há muitas maneiras de criar esses caminhos de uma forma eficiente e como parte de suas ideias para seu jardim.

Seja para oferecer passeios de contemplação entre as plantas ou criar vias de acesso essenciais a áreas produtivas ou funcionais. E, porque não as duas coisas aos mesmo tempo?

Portanto, é essencial que você defina a finalidade do caminho. Assim como, as superfícies que você prefere e que são boas para o ambiente, as formas que se adequam ao desenho do seu jardim, seja curvo ou reto, e que vão funcionar em harmonia com a paisagem.

Um caminho de jardim deve ajudar a criar uma atmosfera e estar “em sintonia” com o estilo do ambiente.

Por exemplo, um caminho de jardim suavemente sinuoso conduz o olhar através do jardim, encorajando-o a permanecer em áreas de plantio em ideias de canteiros de flores ou puxando-o para frente em trechos retos.

Caminhos bem desenhados são características atraentes e também têm uma finalidade prática, ligando perfeitamente as diferentes áreas do jardim.

O que usar para fazer um caminho de jardim

Há muitas formas de fazer um caminho de jardim.

Qual o melhor material para fazer um caminho de jardim?

O melhor material para o caminho do seu jardim depende muito da forma, tamanho, aparência e função do seu jardim.

Os caminhos podem ser curtos ou longos, largos ou estreitos, retos ou curvilíneos, para cada um deles o melhor material pode não ser o mesmo.

Lascas de ardósia, cascalho e lascas de madeira são frequentemente usadas como materiais de superfície solta, enquanto lajes, ladrilhos, tijolos, assentamentos, pavimentos, tábuas de deck e pedra natural fornecem uma superfície sólida e lisa para caminhar.

Você também pode mistura materiais, como por exemplo, ardósia com britas ou cascalho, toras de madeira com lascas de madeira, pedras com tijolos. Enfim, sua criatividade é o limite.

Com as dicas e ideias de caminhos de jardim abaixo, uma passarela se tornará um recurso por si só, usando os melhores materiais, bordas e plantações ao seu redor.

Caminho de jardim de cascalho

Um dos materiais de caminho mais populares é o cascalho, e isso acontece por vários bons motivos.

O cascalho tem um preço bastante acessível e é muito fácil de ser encontrado, independentemente de onde você mora. Além disso, sua instalação no seu jardim não requer grandes conhecimentos.

Também esse caminho evoca uma sensação de tradição e familiaridade, transmite uma ideia rural e de natureza.

Você pode criar muitas formas diferentes, sejam retas ou curvas, com bordas bem definidas visíveis ou plantas espalhando-se suavemente, escondendo o limite que as contém.

Outra grande vantagem é que ele tem muito pouca ou nenhuma manutenção e duram muito tempo.

Você pode, por exemplo, colocar sob ele uma manta plástica para evitar o crescimento de ervas daninhas. No entanto, se ele precisar ser permeável isso não é recomendável. Mas, isso se resolve com a aplicação de um herbicida sobre ele se as ervas daninhas insistirem em aparecer.

Você também não precisa cavar fundo no solo se quiser instalar caminhos de cascalho. Alguns centímetros são suficientes para que as pedras permaneçam no lugar.

O cascalho também pode ser usado para suavizar bordas pavimentadas e para unificar áreas não relacionadas no jardim.

A fluidez e acomodação do cascalho garantem que o caminho do seu jardim não terá rachaduras ou trechos deslocados devido às intempéries.

Mas escolha um cascalho de um tamanho que não se prenda facilmente na sola dos sapatos e seja levado para dentro de casa.

Por fim, se você quiser garantir sua forma por muito mais tempo, pode colocar barreiras de concreto ou outro material em suas bordas.

Cascalho

Caminho de jardim pavimentado

Da mesma forma que um caminho de cascalho, um caminho feito de blocos de pavimentação pode seguir padrões tradicionais.

No entanto, há outros padrões que você pode utilizar, com pavimento irregular, figuras geométricas, forma de espinha, enfim, pode envolver muita criatividade.

Mas esse não é um caminho de jardim fácil de instalar. Para ficar bem feito, é possível que seja preciso contratar um profissional.

Isso porque um caminho construído com pavimentação sofrerá muito desgaste do tempo, por isso deve ser nivelado, seguro, durável e de fácil manutenção.

Embora os caminhos possam ser temporários um caminho permanente irá contribuir para a espinha dorsal estrutural do seu terreno. E o caminho pavimentado cumpre essa função, ele vai durar muitos anos.

Ele também pode ser um elemento altamente ornamental por si só, dependendo da originalidade do design e dos materiais escolhidos.

Pavimentação

Caminho de jardim de madeira

Uma opção ecológica e que se integra naturalmente ao jardim é a madeira. Você pode optar por ripas, madeira sobrada de obras, toras cortadas em fatias, entre outras.

A cor e a composição da madeira complementam naturalmente o verde da folhagem de um jardim.

Além disso, a instalação de ripas de madeira melhorará a mobilidade em terrenos íngremes.

Você nem precisa comprar madeira tratada, se você tiver sorte, haverá madeira disponível gratuitamente em empresas que não pretendam mais usá-las.

Sua instalação pode ser relativamente fácil ou muito difícil, isso vai depender do material escolhido, da geografia do terreno e da necessidade de fazer uma base para assentar a madeira.

Trajeto com ripas

Caminho de jardim de madeira - toras

Caminho de jardim com pedra

Você também pode ser criativo com o design do seu caminho de jardim. Como ideias de paisagismo com pedras de tamanhos variados.

As pedras têm uma capacidade incrível de deixar um jardim mais natural. Além disso, você pode escolher o seu esquema de cores e amanho que combinem com o estilo do jardim e com a geografia do terreno.

Além disso, as pedra naturais são duráveis e podem ser reutilizadas e recicladas. Prefira sempre escolher pedras locais pela facilidade de encontrar e manter.

Para um jardim tradicional, a pedra natural são uma ótima escolha, ela é atemporal e de beleza clássica, com cada superfície única.

Ao colocar as pedras no caminho, tente caminhar sobre elas. Isso garante que o espaçamento seja suficiente para você passar confortavelmente de uma para a outra.

E que tal uma combinação de cobertura morta junto com as pedras?

Isso mesmo, você pode colocar entre as pedras cobertura morta para mantê-la nivelada e sempre pode reaplicar essa cobertura quando cortar sua grama ou tiver outra cobertura morta disponível. Aplique cobertura morta ao redor das pedras e varra-as para obter uma superfície nivelada.

Caminho de jardim com lascas de madeira e cascas de árvores

Lascas de madeira e cascas de árvores são excelentes opções para você mesmo fazer seu caminho de jardim. É fácil de instalar e barato (talvez de graça).

No entanto, é um material muito perecível, dependendo das condições climáticas do jardim precisa ser refeito regularmente.

Em vez de comprar lascas de madeira, você pode procurar um serviço local de manutenção de jardins e perguntar se eles têm lascas de madeira disponíveis.

Para instalá-lo, livre-se de qualquer grama e ervas daninhas localizadas no caminho. Em seguida, coloque um tecido ou manta plástica e prenda-o com pedras. Então espalhe os cavacos de madeira. Uma camada de 2,5 cm de espessura deve ser suficiente.

Caminho de jardim com lascas de madeira e cascas de árvores

Caminho de jardim de seixos

Esta é uma ideia de caminho de jardim onde você pode mostrar sua criatividade e habilidade artística. Usando seixos, bolinhas de gude coloridas, pedras ou cascalho, você pode experimentar vários padrões e formas.

Alguns jardineiros preferem fazer mosaicos com símbolos universais ou espirituais, enquanto outros podem experimentar formas de animais e plantas.

As pedras são relativamente baratas e, se você não fixá-las, ainda pode trocar o mosaico sempre que quiser.

No entanto, para fazê-lo, tome o mesmos cuidados do caminho de cascalho, para ele não ser tomado pelas ervas daninhas.

pedras com seixos formando o trajeto

Caminho de jardim de seixos - mosaico

Caminho de jardim de sobra de material de construção

Pode ser muito fácil conseguir sobras e granito e outros materiais decorativos de graça ou por um valor muito baixo.

Por exemplo, você pode entrar em contato com empresas que produzam bancadas de granito e perguntar se possuem pequenos pedaços de granito.

Depois é só instalar da mesma forma que seria instalado um jardim pavimentado, ou, dependendo da quantidade de material e do tamanho que você consiga, da mesma forma que o caminho de cascalho.

Caminho de jardim de sobra de material de construção

Caminho de jardim de grama

Este caminho combina basicamente o gramado com o seu jardim. Em vez de tijolos, madeiras ou pedras, você pode utilizar grama fresca e exuberante.

O tipo de grama que você pode usar depende do clima da sua região. Mantenha a altura curta o suficiente para caminhar confortavelmente.

Caminho de jardim de grama

Outras dicas para seu caminho de jardim ser um sucesso

A ideia certa de caminho de jardim pode fazer toda a diferença na forma como os olhos percebem um jardim.

Por exemplo, se o jardim for estreito, há muitos layouts e estilos diferentes para escolher, seja um caminho para a porta da frente como uma ideia de jardim frontal ou uma passarela mais sutil serpenteando por uma profusão de flores em um jardim de vida selvagem.

Observe também as cores que já existem no seu jardim e a arquitetura da sua casa para orientar os tons dos materiais paisagísticos e as opções de paleta de plantas. O ideal é que o caminho seja de cores complementares ou contrastantes.

Decida onde você quer que seu caminho vá, diretamente da casa para o galpão, para um banco, ou para um passeio panorâmico pelo jardim.

Ou será que o próprio caminho é um ponto focal? Adicionar ideias de arte de quintal no final de uma passarela pode ajudar a elevá-la a mais do que um caminho.

Uma das principais regras para o projeto de caminhos de jardim é planejar bem, pois a localização do caminho determinará como tudo será visto e apreciado.

Considere também mudar a superfície para sinalizar que você está entrando em uma nova área, ou que deve parar e apreciar a vista, ou seguir em uma nova direção.

Teste o layout do seu jardim marcando um caminho temporário. Quando você tiver uma rota mapeada, escolha seus materiais.

E se você quiser investir mais em seu caminho de jardim, então considere as dicas abaixo.

Faça uma sombra no caminho de jardim com um pergolado

Sofistique e deixe mais acolhedor seu caminho de jardim com uma pérgola coberta de trepadeiras perfumadas, flores, ou buganvília. Você também pode usar plantas de pendurar em vasos suspensos para adicionar uma experiência sensorial extra.

Se você não quer gastar muito, então não precisa ser uma pérgola muito sofisticada e majestosa. Em vez disso, use arcos prontos em formas clássicas que você encontra em loja de jardinagem.

Essa estrutura também agregará interesse ao jardim se contiver um banco e, será ainda mais aproveitada à noite se tiver luz.

pergolado

Faça um caminho com um ponto focal

Atrair o olhar para o caminho de jardim também pode ser uma boa ideia. O objetivo de seu caminho é levar a um ponto de destino, mas isso não significa que ele mesmo não possa ser uma obra de are em seu jardim.

O design de caminhos de jardim oferece uma oportunidade para ser criativo.

Por exemplo, desenhos no caminho, uma material inusitado, repetir plantas ao longo do caminho, plantas perfumadas, entre outras coisas, transformam a caminhada em um prazer ainda maior.

caminho de jardim bonito

Suavize as bordas do caminho com plantas

O que você planta ao longo do seu caminho de jardim oferece muitas possibilidades. Quer sejam fileiras de lavanda para uma aparência formal ou um design de plantação naturalista. Isso aumenta a experiência sensorial da caminhada e ainda integra a construção à natureza.

As plantas que são adequadas para contornar caminhos de jardim variam em tamanho e forma, dependendo se o caminho está em plena luz do sol ou se você precisará de plantas de sombra para áreas mais escuras.

A maioria dos que são adequados geralmente formam touceiras e são perenes.

plantas exuberantes

Faça um jardim pequeno parecer maior

Não existem regras que impeçam a utilização de caminhos sinuosos num pequeno jardim. Um caminho curto e suavemente curvo é certamente mais interessante do que um caminho totalmente reto, e um caminho que ziguezagueia de um lado para o outro fará com que o espaço pareça maior.

Este truque é útil também como uma ideia de jardim estreito para fazer um quintal longo e estreito parecer mais largo. Um caminho que gradualmente se torna mais estreito dará a ilusão de que o jardim é mais comprido do que realmente é.

Além disso, uma caminhada sinuosa é mais atraente do que um caminho reto, ziguezagueando por uma linda vegetação e flores sazonais.

caminho estreito

Use bordas criativas ao longo do caminho

As bordas de caminhos de jardim funcionam como uma moldura para qualquer material e são essenciais onde o cascalho encontra o gramado ou onde as pedras encontram canteiros de flores.

Caminhos lineares se beneficiam da definição de bordas rígidas em tijolos, madeira ou pedras.

Caminhos informais e sinuosos de cascalho ou casca de árvore podem ser deixados para se fundirem naturalmente com o plantio ou delimitados com bordas. Pedras grandes ou rochas colocadas estrategicamente oferecem o mesmo efeito.

Se você for fazer bordas com madeira, então use madeira tratada para aumentar sua durabilidade.

caminho com borda

Como melhorar o caminho do meu jardim?

Para melhorar o caminho do seu jardim, comece dando uma boa olhada nele.

Ele é funcional e atraente? Talvez somente limpá-lo, remover ervas daninhas, recuperar um material estragado ou adicionar plantas na volta melhorará tanto o design quanto a praticidade.

Se for um caminho de cascalho ou cobertura morta, pode ser necessário repor o material, um caminho de pedra pode precisar substituir algumas pedras e adicionar uma borda decorativa pode melhorar o design.

Conclusão

De um modo geral, há uma grande variedade de materiais que você pode utilizar no caminho do seu jardim. Assim como, pode projetá-lo de várias formas.

No entanto, lembre-se sempre de deixá-lo funcional. Não esqueça que o objetivo principal de um caminho de jardim é ligar dois pontos de interesse.

Você pode usar materiais tradicionais, como cascalho ou experimentar lascas de madeira e cobertura morta ou ainda misturar vários materiais.

Por fim, esperamos que tenhamos ajudado e inspirado você a usar sua criatividade no desenvolvimento do seu caminho de jardim.


Leia também:
Jardim para idosos, como montar?
A jardinagem e os tipos de jardins
8 dicas incríveis de jardinagem
Como montar um jardim zen
Saiba tudo sobre móveis de jardim em madeira

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *