32 ideias de lareiras externas

Ainda pouco comuns no Brasil, as lareiras externas dão um toque de charme que transformam o jardim de qualquer casa em um espaço de lazer extremamente aconchegante e acolhedor para os dias de frio. O fato de ser um país tropical, onde poucos são os estados em que o outono e o inverno são rigorosos, talvez seja o principal motivo para o reduzido número de casas com esse espaço.

Receber amigos em torno da lareira é comum em casas do sul e sudeste do país, onde faz mais frio, porém, em ambientes fechados, diferentemente de muitos países, onde o frio é até mais intenso do que por aqui, mas que mesmo assim as pessoas preferem utilizar as áreas externas em muitos encontros de família e grupos de amigos para bate papos. Se você acha que ficar em frente de uma lareira é uma delícia, imagine uma lareira sob a luz da lua, ou sob aquele sol quentinho de inverno?

No Brasil, inverno é sinônimo de ambientes fechados, porém, em certos momentos ansiamos por espaços mais abertos e amplos, onde o ar não esteja viciado. Viver confinado no inverno não precisa ser um regra constante, há dias propícios para utilizar a parte exterior da casa também.

As lareiras externas também tem a função de resgatar nosso jardim, que fica esquecido e abandonado nas épocas mais frias do ano, dando vida ao ambiente, deixando-o mais requintado e aconchegante, provocando nossa vontade de frequentá-lo mais. E com uma decoração adequada ao espaço disponível, composta de sofás, cadeiras, mantas, almofadas, mesas e acessórios que nos proporcionem conforto e bem-estar, o ambiente fica completo.

 
Se o espaço disponível no jardim não for muito grande, pode ser criado um ambiente mais íntimo ou romântico, em ambientes mais espaçosos a imaginação é o limite, veja em nossa galeria de imagens abaixo inúmeras ideias maravilhosas para explorar os espaços externos disponíveis com esse equipamento.

Montar um ambiente externo em volta de uma lareira não precisa ser necessariamente caro, com criatividade e, muitas vezes, utilizando materiais e equipamentos que já temos em casa, é possível montar um ambiente aconchegante e confortável. É possível aproveitar uma depressão no terreno, um recanto que já exista no jardim, uma varanda sub utilizada, um espaço ao lado da piscina, que geralmente é muito pouco utilizado nessa época do ano. Até mesmo pode ser criado um ambiente “temporário” utilizando os mesmos móveis e utensílio de dentro de casa. Utilize móveis apropriados para jardim e tecidos com tratamento impermeabilizante pois o mais indicado é que sobre a lareira não exista teto. Para a lareira você pode fazer uma caixa quadrada, em tijolo refratário no centro do ambiente.

Se você tem crianças em casa, um aspecto importante a ser observado é a segurança contra o fogo, procure projetar lareiras que dificultem o acesso das crianças às chamas. As lareiras podem conter vidros na volta, por exemplo, ou grades, de forma que a curiosidade infantil não transforme a lareira em um problema.

As lareiras podem ser a lenha, gás, carvão, álcool, enfim, existem inúmeras formas de alimentar o fogo. Podem ser de pedra, ferro, aço, tijolo, concreto, vidro, ou até mesmo cavadas diretamente no chão. Podem ter diversos formatos e tamanhos, dependendo do espaço que se deseja aquecer. Para cada espaço disponível e valor que se deseja gastar existe o modelo mais apropriado.

Passeie pelas imagens abaixo e sonhe com a sua.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
Sugestões de Presentes Criativos
Você mora em uma casa ou um lar?

Um comentário em “32 ideias de lareiras externas

  1. SUZANA disse:

    Gosto mais das redondas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *