Como arrumar a mesa

Receber os amigos para uma confraternização à mesa é sempre muito bom. Uma boa refeição, excelentes companhias, momentos de conversa agradável são, sem dúvida, fatores muito importantes para alegrar a nossa vida. E tudo isso fica ainda melhor se o ambiente for agradável e adequado ao momento, portanto, vamos caprichar na decoração da mesa para termos um jantar ou um almoço ainda mais prazeroso?

A menos que você seja uma pessoa muito formal, provavelmente não tenha o hábito de utilizar a configuração completa definida para uma mesa nas refeições em família no dia-a-dia. Então, porque em vez de deixar a prataria de sua avó, ou o seu próprio conjunto de louça fina pegando poeira indefinidamente, não utilizá-los ocasionalmente nos finais-de-semana para as refeições em família, ou quando oferece um jantar para receber amigos?

Para sofisticar a decoração da mesa, não é necessário comprar arranjos ou enfeites específicos, use o que tem disponível em casa. O importante é o cuidado adotado na arrumação e a adição de um pouco de cor nos detalhes para agradar e surpreender nossos amigos e familiares.

Quando o número de comensais for maior que o número de acentos disponíveis à mesa, o ideal é não arrumá-la para que as pessoas sentem à sua volta, mas utilizem-na como um buffet e façam a refeição sentados em outros lugares do ambiente. Se o clima estiver agradável, por exemplo, uma refeição ao ar livre é sempre uma boa opção. Um churrasco a beira da piscina pode ficar muito melhor se a mesa estiver bonita.

Há muitas maneiras de arrumar uma mesa de jantar e a configuração e distribuição depende do tipo de refeição que você quer oferecer. Independente de ser uma arrumação formal ou informal, a apresentação da mesa sempre vai demonstrar o cuidado e carinho do anfitrião com seus convidados.

 

Veja abaixo algumas dicas para preparar uma bela mesa.

Escolha o tipo de louça que melhor se adapte ao cardápio que será servido. Geralmente pratos brancos deixam os alimentos com um aspecto melhor, pois não entram em conflito com a cor dos alimentos. Se você pretende utilizar louça de cores diferentes, intercale-as entre os lugares da mesa.

Utilize tigelas como porta condimentos, sopeiras ou pratos para aperitivos.

Taças grandes para vinho são a melhor aposta para um jantar informal. Praticamente todas as bebidas podem ser servidas nelas, como água, vinho, refrigerante ou suco, e ficam com uma apresentação muito graciosa.

A cobertura de mesa pode ter quaisquer itens que inspirem o paladar. Teste toalha de mesa, trilho de mesa, jogo americano ou sousplat. Exerça sua criatividade, utilize-os isoladamente ou combinados. Escolha detalhes e acessórios em cores que contrastem com a cor da louça. O resultado da combinação definirá o “clima” da refeição. Uma toalha de mesa rendada, por exemplo, sempre traz um toque romântico para a experiência de jantar.

Dê cor à mesa através de guardanapos de pano. Você pode combinar os guardanapos com a louça ou com a cobertura da mesa. Você também pode deixar guardanapos de papel a disposição, mesmo havendo os guardanapos de pano na mesa.

Flores frescas são sempre uma boa opção para o centro da mesa. Observe que os arranjos de centro de mesa sejam de um tamanho compatível, se eles forem muito grandes dificultarão que os comensais enxerguem e falem com quem está do lado oposto da mesa. Prefira arranjos abaixo do nível dos olhos de quem está sentado à mesa, ou bem altos, que fiquem acima da cabeça de quem está sentado. Um vaso de violetas na mesma cor escolhida para a decoração dará um toque especial. Outra ótima opção é decorar com velas. Você também pode optar por criar um arranjo com alguns itens comestíveis.

Os pratos ou potes de sobremesa podem ser totalmente diferentes do restante da louça utilizada durante a refeição. Tigelas de sopa podem ser usados como pratos de sobremesa se esta for sorvete, salada de frutas ou cremes. Louça mais delicada fará com que a sobremesa pareça menos calórica, um pouco de autoengano de vez em quando não faz mal nenhum, afinal só vivemos uma vez.

Ao servir café, você pode usar o mesmo tipo de louça do jantar ou usar pequenas canecas, isso vai dar um toque mais divertido. Sirva junto, pequenos biscoitos doces, vão fazer muito sucesso.

O toque final

A mesa está pronta, os convidados chegaram, e é quase hora de comer. Para evitar ficar levantando constantemente da mesa para buscar itens esquecidos, coloque sobre ela, ou em um aparador próximo os seguintes itens:

  • Uma jarra cheia de água para reposição;
  • Sal, pimenta e azeite;
  • Garrafa extra das bebidas que serão servidas;
  • Deixe os pratos de sobremesa e as xícaras café e pires já separados e próximos da mesa.

Para finalizar, lembre-se de que nem sempre você precisa colocar uma mesa formal, mas, que uma mesa carinhosamente arrumada certamente vai melhorar o sabor dos alimentos consumidos e elevar o clima agradável da refeição.

Se você gostou dessas dicas, veja algumas receitas e outras postagens sobre esse assunto:
Receita de pudim de manga
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Bolo de banana com calda de café
Para que serve o sousplat?
Toalha de mesa de fibra de coco

3 comentários em “Como arrumar a mesa

  1. Amélia Schiavini disse:

    Nunca usei sousplat, adorei as dicas

  2. Andreia C Pereira disse:

    esses itens comestíveis devem ser comidos ou são só enfeites?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *