Como escolher o tamanho de sua cama e as roupas de cama adequadas para ela

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como qualquer outro móvel de nossa casa, as camas também podem ser de vários tamanhos diferentes. Existem tamanhos padronizados pelos fabricantes, mas, para alguns tamanhos de colchão pode existir uma pequena variação de centímetros.

Por isso é muito importante conferir o tamanho correto do nosso colchão antes de comprarmos roupas de cama para serem utilizadas nele.


Se você está pretendendo renovar seu enxoval e tem dúvidas sobre o tamanho de sua cama, meça seu colchão, ele é que define o tamanho das peças a serem compradas.

A cama pode ter o mesmo tamanho do colchão, como por exemplo as camas box, ou ser maior, como as camas de ferro ou madeira. De qualquer forma, o que importa é o espaço destinado nessas camas para encaixar o colchão.

Medidas padrão de colchão

As medidas de colchão são padronizadas como:

  • Solteiro, que pode ser de 78 cm X 188 cm, ou 88 cm X 188 cm;
  • Solteiro King, ou Meio casal ou Cama de Viúva, que pode ser de 96 cm X 200 cm, ou 100 cm X 200 cm;
  • Casal, de 138 cm X 188 cm;
  • Queen, de 158 cm X 198 cm;
  • King, de 193 cm X 200 cm

Se o tamanho do seu colchão for diferente desses acima, provavelmente seu colchão foi fabricado sob medida. Neste caso, é aconselhável também mandar fazer a roupa de cama sob medida, pois as roupas de cama de tamanho padrão existentes no mercado provavelmente não servirão nele.

Antes de comprar lençóis, você deve sempre considerar as medidas de seu colchão, conforme a tabela acima, que trata de largura e comprimento da cama, porém, não é só isso, essas são as medidas planas do colchão, dependendo da peça que está sendo comprada, também devemos conferir a altura do mesmo.

Colchões de espuma têm altura que varia entre 12 e 30 centímetros, já os colchões de molas, costumam variar entre 30 e 40 centímetros. Aliás, aqui vai mais uma dica importante, se você pretende comprar um colchão, evite comprar um com altura superior a 40 centímetros, pois você terá muita dificuldade de conseguir lençol de baixo que encaixe nessa altura.

Antes de comprar colchas e cobre-leitos, você deve observar também a altura total de sua cama, considerando o colchão, e decidir se você quer uma peça que vá até o chão ou não.

Como escolher o tamanho da cama

Ao escolher o tamanho da cama que você vai usar, observe alguns fatores:

1. O tamanho do colchão

O colchão deve ser suficiente para acomodar bem o número e o tamanho das pessoas que vão usá-lo. Ou seja, o ideal é que essas pessoas caibam no colchão sem que seus pés fiquem para fora, considerando ainda o espaço do travesseiro.

2. O tamanho do dormitório

Além da cama deve sobrar no ambiente um espaço para circulação, esse espaço deve ter, no mínimo, 60 centímetros nas laterais e nos pés da cama, assim como, prever espaço para os outros móveis, tais como mesa de cabeceira, armário, etc.

3. O seu poder aquisitivo

Ou ainda o quanto pretende gastar futuramente em lençóis e assessórios. Quanto maior a cama mais caras serão as roupas utilizadas nela. Por exemplo, é muito difícil encontrar lençóis de baixo custo para camas Queen Size e King Size, por se tratarem de camas concebidas para pessoas com maior poder aquisitivo.

4. Disponibilidade de produtos

Alguns tamanhos de colchão são mais comuns e por isso tem mais disponibilidade de produtos para eles. Os mais comuns são os tamanhos Solteiro, Casal e Queen. Portanto, para esses tamanhos encontramos todos os tipos de produtos, roupa de cama, cobertores, edredons, colchas e cobre-leitos.

No caso de Solteiro e Casal, também é possível encontrar produtos de todas as qualidades e valores. No entanto, para os tamanhos Solteiro King e King, alguns produtos são mais difíceis de encontrar.

Para as camas Solteiro King é mais difícil encontrar cobertores, colchas e cobre-leitos, isso sem considerar ainda o fato de que os jogos de cama podem variar de tamanho, pois essa categoria pode ser em dois tamanho diferentes. Para as camas King, é mais difícil encontrar alguns tipos de mantas ou lençóis mais baratos.

Muitas fábricas não trabalham com produtos para esses dois tamanhos de cama (Solteiro King e King) porque são os tamanhos menos usados e, consequentemente, que vendem menos.

Essas informações foram fornecidas pela equipe da Kamari, loja especializada em utilidades domésticas, cama, mesa e banho.

A Kamari, percebendo a dificuldade de muitos clientes em encontrar os produtos adequados para cada tamanho de cama, procura sempre fornecedores que trabalhem com produtos para todos os tamanhos, tentando assim disponibilizar uma variedade de produtos que atendam todos os padrões do mercado.


Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
5 plantas para cultivar dentro de casa
Saiba escolher qual o melhor colchão de casal e solteiro!
Novas utilidades que você nunca imaginou para objetos que tem em casa
Toalha de mesa antiformiga funciona?

Compartilhe...

21 comentários em “Como escolher o tamanho de sua cama e as roupas de cama adequadas para ela

  1. Regiane Maria Rodrigues disse:

    Bom dia! Tenho muita dúvida quanto a altura do lençol, se o colchão é 30cm de altura o lençol deve ser exatamente 30cm de altura? Já tive lençóis que ficam soltando, por isso minha dúvida!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Regiane, os lençóis e toalhas têm as medidas reais deles na embalagem, portanto eles precisam ser maiores que as mesas e colchões para que fiquem adequados.

  2. Glória disse:

    Meu colchão tem 138x188x26 qual lenço devo comprar?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Glória, essa medida é de colchão de casal.

    • Mota dos Santos disse:

      Boa noite!
      Tenho uma cama modelo solteirão medido 109/198 e muito difícil encontrar lençol para ela.
      A vendedora me disse que o tamanho casal daria, mas não ficou legal

      • Lar, Doce Lar disse:

        Olá Mota, essas camas são chamadas de solteiro king pelos fabricantes. Realmente é difícil encontrar lençol para ela, mas procurando por esse nome fica mais fácil.

      • CILAS DE MORAES disse:

        Bom dia. Um dúvida, lençol com 30cm de altura, significa que ele tem 30cm em toda sua volta, ou 15cm de cada lados, totalizando os 30cm?

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Cilas, 30 cm de altura em cada face.

  3. Marcia Selmo disse:

    Olá
    Gostaria de comprar uma cama tamanho casal viúva no entanto estou com dificuldade de encontrar lençois de 1,28cm.

  4. Ana disse:

    Bon dia minha cama tem a medida de 138×188×55cm.qual a medida certa de lençol de elástico

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Ana. Sua cama é de casal, portanto use lençóis para cama de casal

  5. Adelina disse:

    Olá a minha cama é 150 por 195 qual é o tamanho do lençol?
    Obrigada

    • Lar, Doce Lar disse:

      Não existe cama padrão nesse tamanho, provavelmente você terá que fazer lençóis sob medida

  6. Luciana Andrade disse:

    Por favor, comprei uma cama para meu filho as medidas do colchão é 110cmx200m x30cm estou tendo muita dificuldade de saber o tamanho do lençol que devo comprar. Pode me ajudar? Quando comprei me falaram que era o solteiro americano, mas não encontro nada com medidas parecidas.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Luciana, essa medida é a chamada solteiro king, ou cama de viúva, ou meio casal. É bem difícil encontrar lençóis nessas medidas. Procure por solteiro king que é o nome mais usado.

  7. Claudia Martins Oliveira disse:

    Minha cama é a Queen com o colchão de 30 cm qual a medida do lençol de elástico boa noite.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Claudia, todos os lençóis Queen, pois o elástico se ajusta a altura do colchão.

  8. Rafaela Pereira disse:

    Minha cama e Queen com o colchão de 25cm. Vi em alguns sites alguns jogos de lençóis com elástico que suportam altura de até 40cm. Eles serviriam?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Servem sim, desde que o elástico tenha força suficiente para mantê-los esticados

  9. Patricia disse:

    Boa tarde, meu colchão é de 20cm de altura, e só estou achando lençol de 30cm altura. Caso opte por comprar mesmo assim o lençol irá ficar saindo?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Patricia, não tem problema não, pode comprar esse mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *