Como escolher o tamanho de sua cama e as roupas de cama adequadas para ela

Como qualquer outro móvel de nossa casa, as camas também podem ser de vários tamanhos diferentes. Existem tamanhos padronizados pelos fabricantes, porém, para alguns tamanhos de colchão pode existir uma pequena variação de centímetros. Por isso é muito importante conferir o tamanho correto do nosso colchão antes de comprarmos roupas de cama para serem utilizadas nele.

Se você está pretendendo renovar seu enxoval e tem dúvidas sobre o tamanho de sua cama, meça seu colchão, ele é que define o tamanho das peças a serem compradas. A cama pode ter o mesmo tamanho do colchão, como por exemplo as camas box, ou ser maior, como as camas de ferro ou madeira. De qualquer forma, o que importa é o espaço destinado nessas camas para encaixar o colchão.

As medidas de colchão são padronizadas como:

  • Solteiro, que pode ser de 78 cm X 188 cm, ou 88 cm X 188 cm;
  • Solteiro King, ou Meio casal ou Cama de Viúva, que pode ser de 96 cm X 200 cm, ou 100 cm X 200 cm;
  • Casal, de 138 cm X 188 cm;
  • Queen, de 158 cm X 198 cm;
  • King, de 193 cm X 200 cm

Se o tamanho do seu colchão for diferente desses acima, provavelmente seu colchão foi fabricado sob medida. Neste caso, é aconselhável também mandar fazer a roupa de cama sob medida, pois as roupas de cama de tamanho padrão existentes no mercado provavelmente não servirão nele.

 
Antes de comprar lençóis, você deve sempre considerar as medidas de seu colchão, conforme a tabela acima, que trata de largura e comprimento da cama, porém, não é só isso, essas são as medidas planas do colchão, dependendo da peça que está sendo comprada, também devemos conferir a altura do mesmo. Colchões de espuma têm altura que varia entre 12 e 30 centímetros, já os colchões de molas, costumam variar entre 30 e 40 centímetros. Aliás, aqui vai mais uma dica importante, se você pretende comprar um colchão, evite comprar um com altura superior a 40 centímetros, pois você terá muita dificuldade de conseguir lençol de baixo que encaixe nessa altura.

Antes de comprar colchas e cobre-leitos, você deve observar também a altura total de sua cama, considerando o colchão, e decidir se você quer uma peça que vá até o chão ou não.

Ao escolher o tamanho da cama que você vai usar, observe alguns fatores:

1. O tamanho do colchão: O colchão deve ser suficiente para acomodar bem o número e o tamanho das pessoas que vão usá-lo. O ideal é que essas pessoas caibam no colchão sem que seus pés fiquem para fora, considerando ainda o espaço do travesseiro.

2. O tamanho do dormitório: Além da cama deve sobrar no ambiente um espaço para circulação, esse espaço deve ter, no mínimo, 60 centímetros nas laterais e nos pés da cama, e ainda prever espaço para os outros móveis, tais como mesa de cabeceira, armário, etc.

3. O seu poder aquisitivo: Ou ainda o quanto pretende gastar futuramente em lençóis e assessórios. Quanto maior a cama mais caras serão as roupas utilizadas nela. Por exemplo, é muito difícil encontrar lençóis de baixo custo para camas Queen Size e King Size, por se tratarem de camas concebidas para pessoas com maior poder aquisitivo. 

4. Disponibilidade de produtos: Alguns tamanhos de colchão são mais comuns e por isso tem mais disponibilidade de produtos para eles. Os mais comuns são os tamanhos Solteiro, Casal e Queen. Para esses tamanhos encontramos todos os tipos de produtos, roupa de cama, cobertores, edredons, colchas e cobre-leitos. No caso de Solteiro e Casal, também é possível encontrar produtos de todas as qualidades e valores. Já para os tamanhos Solteiro King e King, alguns produtos são mais difíceis de encontrar. Para as camas Solteiro King é mais difícil encontrar cobertores, colchas e cobre-leitos, isso sem considerar ainda o fato de que os jogos de cama podem variar de tamanho, pois essa categoria pode ser em dois tamanho diferentes. Para as camas King, é mais difícil encontrar alguns tipos de mantas ou lençóis mais baratos. Muitas fábricas não trabalham com produtos para esses dois tamanhos de cama (Solteiro King e King) porque são os tamanhos menos usados e, consequentemente, que vendem menos.

Essas informações foram fornecidas pela equipe da Kamari – loja especializada em cama, mesa e banho – que percebendo a dificuldade de muitos clientes em encontrar os produtos adequados para cada tamanho de cama, procura sempre fornecedores que trabalhem com produtos para todos os tamanhos, tentando assim disponibilizar uma variedade de produtos que atendam todos os padrões do mercado.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
Novas utilidades que você nunca imaginou para objetos que tem em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *