Toalheiro térmico vale a pena?

Você já sentiu a sensação de se secar com uma toalha quentinha naqueles dias mais frios ou úmidos?

O Brasil é um país tropical e de temperaturas extremas, muito frias em algumas regiões em certas épocas do ano e muito quente em outras mas, quase sempre, muito chuvoso em todo ele. Justamente por essas características climáticas, alguns produtos, antes considerados artigos de luxo por muitas pessoas, passaram a se tornar itens de primeira necessidade em quase todas as casas. Um desses produtos é o toalheiro térmico.

Desenvolvido com o objetivo de aquecer as toalhas, para que essas se tornassem mais aconchegantes e deliciosamente quentes na saída do banho, o toalheiro térmico acabou assumindo muitas outras funções utilíssimas, como secar rapidamente as toalhas nos dias mais úmidos, aquecer o banheiro em dias mais frios, secar roupas pequenas, entre outras que vão sendo descobertas por quem se utiliza dele. A cada vez mais vem se tornando um padrão no Brasil prever um espaço no banheiro para a colocação do toalheiro térmico, esse hábito consequentemente popularizou mais o produto, deixando-o com custos de fabricação bem menores e, consequentemente, mais acessível que antigamente.

Outra função importantíssima apresentada pelo produto é a higienização das toalhas, em função da agilização de sua secagem. Com esse processo sendo agilizado, ocorre a diminuição dos ácaros, do mofo e do mau cheiro das toalhas, decorrentes da umidade do tecido, se mantida por um período mais prolongado. Reduzindo a proliferação de bactérias e fungos, a probabilidade de irritações na pele e dermatites também diminuem significativamente.

O toalheiro térmico tornou o banho muito mais confortável e agradável nos dias frios, traz muito mais bem-estar. De que adianta uma ducha maravilhosa e potente, seguida de uma toalha fria e úmida?

 
Muitos arquitetos já estão considerando o toalheiro térmico como um item de decoração em seus projetos, que dá acabamento e complementa o banheiro. Existem a venda peças de todos os tamanhos, várias cores, acabamentos, formatos e que cabem em todos os orçamentos. São oferecidos em opções para uma toalha, várias toalhas, toalhas pequenas (para lavabo), peças de design ou peças mais simples e funcionais.

Os toalheiros térmicos fabricados dentro das normas de segurança e aprovados pelo Inmetro não costumam consumir muita energia elétrica, normalmente gastam o equivalente a uma lâmpada comum, esse consumo depende de seu tamanho e capacidade de secagem, mas certamente sempre será muito inferior ao consumo de uma máquina de secar roupas. A temperatura em média, quando ligado, fica em torno de 35ºC a 45ºC,  podendo variar em função da quantidade de toalhas sendo secadas e do clima e da temperatura do ambiente, mas nunca acima disso, portanto é um equipamento seguro quanto a possíveis queimaduras, caso esquecido ligado. Inclusive, muitas pessoas mantém seus toalheiros ligados constantemente, isso não é um problema, eles são feitos para suportar essa prática.

O sistema de aquecimento dos toalheiros térmicos é bastante simples, através de resistências elétricas, portanto dificilmente dá manutenção e a maioria dos fabricantes oferecem pelo menos 2 anos de garantia. Porém, por se tratar de um equipamento elétrico, se você pretende comprar um toalheiro térmico, antes de fazê-lo, investigue quem é o fabricante, pesquise as informações sobre ele e sobre seus produtos na internet e, principalmente, evite fábricas de fundo de quintal.

A loja Inova Store, parceira do blog “Lar, Doce Lar” e especializada em produtos inovadores, testou, recomenda e comercializa os toalheiros da marca Plasgetec, por seu custo x benefício. São toalheiros muito eficientes e com um preço de comercialização adequado. Conheça aqui as opções oferecidas pela loja.

Leia também:
Como lavar toalhas de banho
Como escolher toalhas de banho
Por que o Desodora funciona?
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *