62 ideias de filtros dos sonhos e dicas de como fazer

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Os filtros dos sonhos são objetos que vêm ganhando popularidade e espaço na decoração de vários ambientes em muitas casas.

Ele tanto pode ser comprado pronto, em lojas de artesanato, como pode ser feito de uma forma personalizada e única por quem pretende ter esse objeto mágico em seu lar.

Você sabe o significado do filtro dos sonhos, sua história e porque ele vem ganhando cada vez mais espaço nos nossos lares?

Nessa postagem procuraremos trazer o máximo de informações possíveis para você entender melhor e se inspirar para fazer o seu.

O que é filtro dos sonhos?

Também conhecido como apanhador de sonhos, caçador de sonhos, cata-sonhos ou ainda espanta-pesadelos, o filtro dos sonhos é um amuleto que tem origem na cultura indígena da América do Norte, onde haviam muitas tradições fascinantes. Por lá ele é chamado de dream catcher.

A primeira referência que se tem desse amuleto é lendária e tem origem na tribo nativa americana Ojibwe, que habitavam regiões entre os Estados Unidos e o Canadá. Eles acreditavam que os sonhos eram quem trazia as mensagens com previsões sobre a natureza e a vida, por isso procuravam espantar os pesadelos.

Segundo a crença dessa tribo, o apanhador de sonhos tem o poder de filtrar os sonhos ruins e permitir que somente os sonhos bons passem pelo centro e deslizem através de suas penas macias para os que dormem próximo a ele.

Isso pode ser considerado como um mito por muitos, mas esse objeto é sagrado para os índios é usado também para proteger os recém-nascidos e crianças pequenas de pesadelos e energias negativas.

Como toda a história (ou estória) que passa de geração em geração vai ganhando novos significados, há quem acredita que o filtro dos sonhos, além de nos livrar dos pesadelos, também traz proteção e filtra toda a energia negativa que esteja na sua volta. Afinal, como diz um velho ditado “quem conta um conto, aumenta um ponto”.

Função atual dos filtros dos sonhos

Atualmente é bem possível que o filtro dos sonhos seja mais usado pela sua função decorativa do que pela magia da captura de sonhos. Muitas pessoas instalam em sua residência sem saber ou se interessar pelo seu significado, mas é bem mais interessante o termos em nossa casa conhecendo sua história, não é mesmo?

Com o passar do tempo, os apanhadores de sonhos tornaram-se cada vez mais coloridos e bonitos para preencherem sua nova função de decorar. Atualmente eles também estão sendo utilizados em decoração de festas, como casamentos, formaturas, aniversários, entre outros que se queira transmitir uma ideia de harmonia.

Como usar o filtro dos sonhos na decoração?

Para quem quer aderir à tendência de utilizar o apanhador de sonhos na decoração sem se importar com a sua utilidade lendária, ou seja, se não acredita ou não se importa com a sua função de filtrar somente os sonhos bons, existem opções de filtros de sonhos pintados em quadros, fotos, posteres, grafites, ou até mesmo adesivos de parede.

Essas opções também ficam bonitas na decoração e ajudam a dar um ar zen e tranquilo a um ambiente, mas não são os filtros dos sonhos originais, apenas a sua representação, portanto, se você pretende usufruir de todas as suas funções, o ideal é ter um filtro dos sonhos real.

Sua função decorativa é de deixar o ambiente relaxante, harmonioso e tranquilo, independentemente das cores usadas, do modelo, formato e tamanho, desde que mantenha suas características originais.

Você pode ter um só filtro dos sonhos ou uma coleção, fazer um lustre ou uma luminária, pendurar na janela, em uma parede, sob uma porta, enfim, o que vale é a criatividade e a sua imaginação.

Quais os locais ideais e em quais ambientes devemos colocar o filtro dos sonhos?

Se sua ideia é apenas decorar com filtros dos sonhos, tanto faz o local ou em que ambiente eles ficarão, mas se você pretende usufruir do significado espiritual dos filtros dos sonhos para purificar sua casa, existem algumas recomendações a seguir.

O ideal é que em algum momento do dia ele receba luz natural direta, credita-se à luz solar a purificação do apanhador de sonhos.

Quanto ao ambiente, certamente o quarto é o mais indicado se o seu objetivo afastar os pesadelos e atrair os sonhos bons. Muitas pessoas procuram utilizá-lo sobre a sobre a cabeceira da cama, mas em uma janela perto da cama também é um local interessante.

Ele também pode ser instalado na sala, na entrada da casa, em um espaço de home office ou qualquer outro ambiente em que você queira usufruir não só da sua beleza, como também das sensações que ele passa, conforme o significado das cores que vamos explicar mais adiante nesse texto.

Que itens compõem os filtros dos sonhos originais?

Os filtros dos sonhos originais são feitos com galhos de árvores fáceis de fazer uma curvatura ou um aro, como uma vara de salgueiro-chorão, por exemplo.

Também são usadas penas naturais de aves. Na tribo Ojibwe, onde ele se originou, há a crença de que as penas de algumas aves têm significados específicos. As penas de águia significam coragem, assim como as penas de coruja significam sabedoria.

Os filtros dos sonhos originais também contém pedras naturais. Vamos entender o significado que cada parte do filtro e que cada um desses itens que citamos tem para os indígenas?

O círculo, feito de galhos, é a eternidade, o círculo da vida e o sol.

O centro do filtro dos sonhos é o nosso interior.

A trama é o caminho, nossa alma e o livre arbítrio.

As penas são o ar, a sabedoria e a coragem.

As pedras são a cura e eliminam nossos temores e tristezas.

As cores interferem no significado do filtro dos sonhos, trazem sensações e refletem o humor e personalidade vigentes no ambiente. Selecionamos o significado de algumas delas.

Branca: é a cor mais tradicional, significa luz e supremacia espiritual.

Azul: traz tranquilidade e paciência, é indicada para meditação e harmonia.

Verde: traz harmonia, cura e justiça.

Amarelo ou dourado: desperta a criatividade, inteligência e sabedoria.

Rosa: representa a beleza e o amor.

Vermelho: estimula a paixão, a conquista e a força de vontade.

Preta: eleva e espiritualidade.

Como fazer um filtro dos sonhos

O material a ser utilizado e como vai ser o seu filtro dos sonhos independem das dicas abaixo. Elas são informações básicas, apenas para que você tenha uma orientação para fazê-lo baseado no modelo que você vai usar como referência. O que vale é sua criatividade e imaginação, afinal o seu será uma peça única.

Além disso, existem muitos filtros de sonhos estilizados, que utilizam vária técnicas de trançar fios, como crochê, macramê, entre outros, fazer o seu vai depender também de suas habilidades manuais.

Passo a passo básico para fazer seu apanhador de sonhos

Primeiramente faça um círculo (aro) com os ramos de salgueiro ou outro material que você tenha escolhido e que possibilite a formação do aro.

Enrole um fio – pode ser barbante, linha, ou qualquer outro fio que você prefira – em todo o aro finalizando com um nó bem firme para não se soltar. Se o fio de barbante ou linha que você estiver trabalhando terminar, emende em um outro e continue o trabalho.

Feito o nó bem firme, continue usando o mesmo fio para começar a teia.

Para fazer a teia (ou trama), puxe o fio para o lado, de forma que ele encontre o aro e forme uma linha reta (você é que vai definir essa distância), pode ser de alguns centímetros, ou maior, isso vai depender do tamanho do aro e do número de nós que você vai querer dar a sua teia.

Passe o fio em volta do aro e em retorne por dentro da linha reta que você formou. Está pronto o primeiro nó.

Em seguida, repita o processo acima

Repita esse por todo o aro, procurando manter sempre a mesma distância que você fez no primeiro até chegar no nó inicial.

Depois que contornar todo o aro, você vai tecer os nós no centro das linhas de barbante anteriores, repetindo o processo até fechar toda a teia. Ao final dê novamente um nó bem firme e corte o fio que sobrou.

Agora pendure pedaços de fio e amarre na parte de baixo do aro, deixando-os pendurados. A quantidade de fios pendurados vai depender do número de penas que você deseja pendurar;

Faça também uma alça na parte superior do aro para poder pendurá-lo.

Em seguida, prenda as penas nas pontas dos barbantes pendurados.

Por fim, coloque outros enfeites e acabamentos que você desejar, como pedras ou contas, por exemplo.

Está pronto seu primeiro filtro dos sonhos!

Pareceu difícil? Não se desespere, não é! Para facilitar, encontramos um vídeo da Ana Loureiro, youtuber que tem ótimos vídeos de “como fazer”, que é muito didático e, portanto fácil de entender, veja abaixo.

Lembrando que, como explicamos acima, ela optou por alguns materiais que não necessariamente precisarão ser os materiais que você vai usar, o vídeo serve apenas como referência da técnica.

E então, se empolgou para fazer o seu primeiro filtro dos sonhos? Selecionamos opções lindas para você se inspirar. Os designs são infinitos e você pode até criar os seus próprios, completamente diferentes destes para passar a ter sonhos mais agradáveis.

Você poderá observar também que existem muitas opções de filtros estilizados e outros ainda que não foram feitos em forma de círculo, estes não respeitaram a tradição indígena, eles quebram a magia ou funcionam para atrair boas energias para quem acredita na sua história?

Não sabemos informar, mas se você está em busca apenas de dicas de decoração, poderá constatar que ficaram lindos também.

62 ideias lindas e impressionantes para fazer um apanhador de sonhos


Leia também:
Identifique alguns sinais de que sua sala está precisando ser redecorada
Dando um toque de cor na decoração
16 ideias para incrementar a decoração utilizando fotos
O que é porta celeiro, dicas e 50 ideias para você se inspirar
Decoração com paletes: a nova febre de design de interiores
Como usar o verde na decoração
Decorando com quadros vazios, ideias e dicas
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *