Banheiros com claraboia, 34 ideias para obter uma luz natural mais intensa

Compartilhe com seus amigos

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

O banheiro, juntamente com a cozinha, provavelmente sejam as peças da casa mais indicadas para receber claraboias. Os banheiros são muito favorecidos pela luz natural adicional que recebem, ficando mais confortáveis e funcionais durante o horário iluminado pelo sol. Mesmo durante a noite, depois do pôr do sol, a presença de uma claraboia no banheiro tem um efeito agradável e ainda pode ajudar a dispersar maus cheiros se for de abrir.

Um dos maiores motivos para a crescente popularidade das claraboias nos mais diversos ambientes de uma casa é o fato de elas melhorarem a aparência do espaço e destacarem os recursos necessários sem interferirem no estilo da decoração.

No texto “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente“, o primeiro dessa série sobre claraboias, já destacamos as melhorias que uma claraboia pode proporcionar em um ambiente escuro ou com pouca ventilação externa.

Como as claraboias são uma espécie de janela que abrem o teto em direção ao céu você não precisa se preocupar com o quão bem elas se encaixam no banheiro existente do ponto de vista estético.

Além disso, a maioria das claraboias modernas podem ser personalizadas para combinar com o esquema de cores ou o material predominantemente usado no banheiro, tornando-as uma extensão natural do espaço de banho.

Em um banheiro, nenhum recurso melhora mais sua aparência do que a iluminação, banheiros escuros são desconfortáveis de usar.

Se não for possível instalar janelas ou claraboias em um banheiro, essa situação precisa ser compensada com a distribuição muito eficiente de luz artificial, com mais custo de energia elétrica.

Porém, se for possível, o ideal é planejar uma mistura harmônica da iluminação natural e da iluminação artificial. Fazer isso transforma completamente o ambiente de um banheiro, ainda mais se for dada uma ênfase maior para a iluminação natural nos horários em que isso é possível.

Uma iluminação bem planejada pode até transformar um banheiro simples e sem graça em um espaço iluminado e bem interessante.

Tomar um banho relaxante sob a luz natural do sol ou contemplando um céu estrelado não é uma maravilha? E em um dia chuvoso, estar sob o chuveiro pode proporcionar a sensação de estar tomando um delicioso banho de chuva.

Mas esses são os aspectos práticos e funcionais das vantagens da utilização de claraboias em banheiros. Há ainda o aspecto visual, que pode proporcionar a esse ambiente íntimo a melhoria de sua beleza arquitetônica, valorizando-o e valorizando também o mobiliário e os equipamentos que o compõem.

Claraboias em um banheiro podem ainda aumentar a opulência e a sofisticação geral do ambiente e aumentar seu esplendor deixando-o com um estilo de spa de hotéis luxuosos.

Ao passo que grandes, luxuosos e sofisticados banheiros com claraboias amplas geralmente compõem os folhetos de produtos e capas de revistas de decoração, são os banheiros pequenos, iluminados por claraboias os ambientes mais beneficiados por esse recurso, principalmente se ele for minúsculo, escuro e sem janelas.

Se você tem um banheiro pequeno, escuro e sem a possibilidade de receber janelas, certamente uma claraboia é a melhor maneira de realmente iluminar esse local.

Caso a arquitetura do prédio não permita a instalação de uma claraboia direta, verifique a possibilidade de utilizar uma claraboia tubular (explicamos cada um dos principais modelos de claraboia no primeiro texto da série, que referimos acima e recomendamos a sua leitura).

Concluindo esse texto, acreditamos que colocar claraboias no banheiro é uma boa maneira de permitir a entrada de luz natural e ventilação, além disso, não é legal poder sentir o calor do sol mesmo quando estamos no banheiro?

Portanto, se você também acha que é uma boa ideia fazer uso dessa técnica de iluminação, veja as imagens que selecionamos abaixo. Temos certeza que elas certamente reforçarão ainda mais sua convicção.



Procurando mais dicas para você e sua casa? Veja os textos que selecionamos abaixo:
Você tem pânico em usar banheiros compartilhados?
26 ideias de banheiros coloridos para você se inspirar
Estudo britânico revela o que as pessoas fazem no banho, alguns hábitos são surpreendentes
Você já pensou em morar em uma casa feita de plástico?
Como escolher toalhas de banho
Toalheiro térmico vale a pena?
24 ideias para banheiros em estilo rústico
Toalheiros – ideias criativas para guardar ou pendurar as suas toalhas e ainda decorar seu banheiro

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *