Cimento queimado, dicas e ideias

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

Cimento queimado, dicas e ideias

Você já deve ter entrado em muitos ambientes com cimento queimado no piso ou nas paredes.

Historicamente usado como piso das casa mais humildes, agora é o material da moda para casas de todos os níveis sociais e de todos os estilos de decoração. Não é para menos, é lindo, fácil e rápido de fazer e muito econômico se comparado com outros revestimentos. Essa maravilha se chama Cimento Queimado.

O cimento queimado é muito versátil, pode ser usado como piso, como revestimento de paredes, em bancadas e até mesmo em tetos. Ele se adapta a todos os estilos de decoração, podendo ser usado em casas modernas, antigas, rústicas, retrô, entre outras.

Com um tratamento especial repelente a umidade ele pode também ser usado em banheiros e outras áreas molhadas.

O cimento queimado pode ser aplicado como único revestimento ou ser combinado com outros, com ladrilho hidráulico, por exemplo, fica lindo. A criatividade de quem decide utilizar essa alternativa é o limite para as opções possíveis.

Como é um piso contínuo, o cimento queimado não acumula sujeira e é muito fácil para limpar. Pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas. Normalmente apresenta manchas que são causadas pelo tempo de secagem, que pode variar de uma parte para outra, essas manchas dão um efeito lindo ao revestimento.


O cimento queimado é feito com a combinação de cimento, areia e água. Pode-se acrescentar corantes para mudar a sua cor ou outros aditivos para melhorar a sua aderência e evitar rachaduras. Essa mistura tanto pode ser feita na própria obra como comprada pronta. O termo “Queimado” vem do ato de jogar pó de cimento sobre o cimento ainda fresco, mole e úmido, o que deixa o revestimento com efeito liso, caracterizando a queima.

Aplicação requer experiência

Caso você opte por utilizar esse tipo de revestimento, contrate um profissional que saiba fazê-lo para evitar rachaduras ou quebras futuras. Ao aplicar o cimento deve-se usar juntas de dilatação a aproximadamente cada 2 metros.

Como comentamos acima, é possível combiná-lo com ladrilho hidráulico, tijolo, madeira, porcelana ou outro tipo de material apropriado para substituir as juntas de dilatação.

Em locais de muito tráfego, é recomendado o uso de resina sobre o piso para aumentar sua vida útil e impermeabilizá-lo, facilitando a limpeza.

Gostou dessa ideia? Então inspire-se nas fotos abaixo e seja mais uma a utilizar o cimento queimado na próxima reforma de sua casa.

Ideias de ambientes com cimento queimado



Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Papel de parede, dicas de escolha e instalação
5 plantas para cultivar dentro de casa
O que é microcimento e quais as vantagens em usá-lo?
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *