O que a Bíblia diz sobre as superstições?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

O que a Bíblia diz sobre as superstições - capa

A Bíblia aborda o assunto superstições de diferentes maneiras, mas de um modo geral, não apoia nem endossa práticas supersticiosas.

As superstições são tidas crenças ou práticas baseadas em pressupostos não comprovados, mágicos ou sobrenaturais, geralmente buscando influenciar ou controlar o destino ou eventos futuros.

Como na Bíblia os ensinamentos destacam a importância de confiar em Deus, em vez de recorrer a práticas supersticiosas, ela não poderia apoiar essa prática.

As superstições e crenças pagãs são muito citadas na Bíblia, em vários livros.

Nesse texto vamos procurar esclarecer varias passagens relevantes de como a Bíblia trata as superstições. Portanto, independente da crença de cada pessoa, esses trechos estão lá para serem interpretados.

A bíblia e as superstições

Acredita-se que a superstição se baseia na fé ignorante de que um objeto possui poderes mágicos. Uma palavra associada à superstição é “idolatria”.

E a Bíblia não apoia a ideia de que as coisas ocorram por acaso, além disso, para ela nada é feito fora do controle soberano de Deus. Ou seja, Ele causa ou permite tudo de acordo com Seu plano divino (Atos 4:28 ; Efésios 1:10).

Existem muitos tipos de superstições no mundo, desde as inofensivas, como não passar embaixo de uma escada, até as práticas ocultas de astrologia, magia negra, adivinhação, vodu e feitiçaria.

A Bíblia condena quem pratica astrologia (Deuteronômio 4:19), magia, adivinhação e feitiçaria (2 Reis 21:6 ; Isaías 2:6).

A idolatria também é proibida, e, segundo a Bíblia, quem a pratica não entrará no Reino de Deus (Apocalipse 21:27).

Para as Escrituras Sagradas, esses tipos de práticas são extremamente perigosos porque abrem as mentes dos praticantes para a influência do diabo.

Pedro 5:8, adverte para “sermos autocontrolados e vigilantes. Seu inimigo, o diabo, anda em volta como um leão que ruge procurando alguém para devorar”.

Em síntese, a fé não deve estar em objetos ou rituais de origem humana, mas do único Deus verdadeiro que dá a vida eterna. “Cuidai para que ninguém vos escravize por meio de filosofias vãs e enganosas, que dependem mais da tradição humana e dos princípios básicos deste mundo do que de Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e a vós foi dada a plenitude em Cristo, que é a cabeça de todo poder e autoridade” (Colossenses 2:8-10).

Outras passagens relevantes da Bíblia sobre acreditar em superstições

Deuteronômio 18:9-12: “Quando você entrar na terra que o Senhor, o seu Deus, lhe dá, não aprenda a imitar as práticas detestáveis daquelas nações. Não se ache alguém que faz passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, à feitiçaria, ao espiritismo ou à adivinhação. Não se ache alguém que consulta os mortos. Quem pratica essas coisas é detestável ao Senhor; por causa dessas práticas detestáveis o Senhor, o seu Deus, expulsará aquelas nações de diante de você.”

Isaías 47:13-14: “Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se, pois, agora, e te salvem os observadores dos astros, os que nas luas novas prognosticam o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho; o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; não haverá brasas para se aquentar, nem fogo para que diante dele se sentem.”

Gálatas 5:19-21: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.”

As superstições ao longo do tempo

Hoje em dia algumas superstições parecem inofensivas e até engraçadas, mas outros ainda são sombrias e sinistras.

Por exemplo, por que as pessoas dizem “Deus abençoe” quando alguém espirra? Por que muitas pessoas temem a sexta-feira 13?

A Bíblia não trata de todos os costumes e superstições modernos, mas dá orientação para evitar as superstições pagãs, sem tirar conclusões precipitadas sobre o motivo por trás de cada costume.

Uma definição básica de superstição é “uma crença de que coisas como magia ou sorte têm o poder de afetar sua vida”.

Alguns classificariam qualquer crença fora do domínio da ciência como superstição, mas as pessoas que acreditam no Deus da Bíblia têm uma perspectiva diferente. Portanto, isso é contraditório.

No entanto, quem acredita que a religião pregada pela Bíblia é verdadeira e lógica, qualquer medo ou ritual que esteja fora dela e irracional cai no campo da superstição.

O que a Bíblia diz sobre as superstições

Exemplo de superstição na Bíblia

Os filisteus adoravam vários deuses, entre eles Dagom. Quando os filisteus capturaram a arca bíblica de Deus, eles a colocaram no templo de Dagom, ao lado da estátua da sua estátua.

A partir do que aconteceu a seguir, desenvolveu-se uma nova superstição.

“E quando eles se levantaram cedo na manhã seguinte, Dagom estava caído com o rosto em terra diante da arca do Senhor. A cabeça de Dagom e ambas as palmas de suas mãos foram quebradas na soleira; apenas o torso de Dagon restou dele. Portanto, nem os sacerdotes de Dagom nem qualquer um que entra na casa de Dagom pisam no limiar de Dagom em Asdode até hoje” (Samuel 5:4-5).

Centenas de anos depois, o profeta Sofonias parece ter se referido a uma superstição semelhante e ao desagrado de Deus com ela. “Naquele mesmo dia castigarei todos os que saltam o limiar, que enchem a casa de seus senhores de violência e engano” (Sofonias 1:9).

Outras superstições pagãs citadas na Bíblia

Em Ezequiel 13:17-21, Deus também expressou Sua oposição aos amuletos mágicos costurados nas mangas e aos véus usados ​​para “caçar as almas do Meu povo”. Embora seja difícil saber exatamente o que eram esses rituais ocultos, parece que eles estavam “lançando feitiços mágicos de morte por meio de feitiçaria ou bruxaria”.

Deus alertou Israel para evitar os rituais religiosos e superstições ao seu redor. Os costumes das nações pagãs vizinhas incluíam prostituição ritual e até sacrifício de crianças (Deuteronômio 23:17; 12:31).

O que Deus diz sobre os costumes e superstições religiosas?

De acordo com a Bíblia, há apenas um Deus verdadeiro e uma religião verdadeira.

Sendo assim, quaisquer rituais e práticas religiosas não ensinadas pela Bíblia para a adoração do verdadeiro Deus são, portanto, baseadas em falsas premissas. Elas são consideradas superstições e, portanto, uma afronta a Deus.

Deus advertiu Israel a não seguir os costumes pagãos e as superstições das nações ao seu redor.

“Tenha cuidado para não cair na armadilha de segui-los, depois que eles forem destruídos diante de você, e para não perguntar por seus deuses, dizendo: ‘Como essas nações serviram a seus deuses? Eu também farei o mesmo.’ Não adorarás assim o Senhor teu Deus; pois tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, eles fizeram a seus deuses; pois eles queimam até mesmo seus filhos e filhas no fogo para seus deuses. O que quer que eu te ordene, tenha cuidado para observá-lo; não lhe acrescentareis nem tirareis” (Deuteronômio 12:30-32).

A Bíblia condena claramente o ocultismo, a magia, a feitiçaria, a feitiçaria, a astrologia e a idolatria (Deuteronômio 4:19; 5:7-10; 18:10; Crônicas 33:6; Isaías 47:13; Atos 19:19; Apocalipse 9 :21; 21:8).

E as superstições atuais?

Algumas superstições modernas podem, na verdade, ser apenas senso comum, como não passar por baixo de uma escada.

Mesmo que alguns tracem suas raízes na veneração dos triângulos pelos antigos egípcios, realmente faz sentido evitar os possíveis perigos de coisas caindo sobre a pessoa sob a escada. Isso sem falar na preocupação da pessoa que está na escada de que alguém possa esbarrar nela.

Abrir um guarda-chuva dentro de casa também parece imprudente. Isso não é porque traz má sorte, mas porque, historicamente, muitos mecanismos de mola de guarda-chuva podem ser perigosos.

Segundo Charles Panati, cientista e escritor, na Londres do século XVIII, quando os guarda-chuvas à prova d’água com raios de metal começaram a se tornar uma visão comum em dias chuvosos, seu mecanismo de mola rígido e desajeitado os tornava verdadeiros perigos para abrir em ambientes fechados.

Outras superstições e costumes têm uma história mais complicada, e outras são simplesmente de origem pagã.

Origem e costumes de superstições modernas

Quantas vezes você, automaticamente, dispara um gatilho em uma situação cotidiana? Por exemplo, desejar “saúde” quando alguém espirra?

Dizer “saúde” quando alguém espirra

Se você pesquisar a origem da expressão “Deus abençoe”, que dizem quando alguém espirra, então encontrará várias ideias. Muitos remontam à superstição, enquanto outros acreditam que foi dito para mostrar um desejo de que a pessoa que espirrou ficasse boa.

Uma dessas explicações é que desejar boa sorte a alguém depois de espirrar provavelmente se originou há milhares de anos. No entanto, existem muitas origens sugeridas, como veremos a seguir.

Os romanos diziam “Júpiter te proteja” ou “salve”, que significava “boa saúde para você”. Enquanto os gregos desejavam uns aos outros “vida longa”. Mas a frase “Deus te abençoe” é atribuída ao Papa Gregório Magno, que a pronunciou no século VI durante uma epidemia de peste bubônica.

Outro exemplo é o termo intercambiável “gesundheit”, com origem na Alemanha e que significa literalmente “saúde” em português. A crença é que um espirro normalmente precede uma doença. Essa expressão entrou na América trazida por imigrantes de língua alemã.

Na maioria das vezes, as várias respostas ao espirro se originaram de antigas superstições.

Algumas pessoas acreditavam que um espirro fazia com que a alma escapasse do corpo pelo nariz. Portanto, dizer “Deus te abençoe” impediria o diabo de reivindicar a alma libertada da pessoa.

Outros acreditavam no contrário, que os espíritos malignos usam o espirro como uma oportunidade para entrar no corpo de uma pessoa.

Havia também o equívoco de que o coração parava momentaneamente durante um espirro, e que dizer “saúde” era uma forma de dar as boas-vindas à pessoa de volta à vida.

Hoje, muitas pessoas apenas dizem “saúde” como uma questão de reflexo, sem pensar nisso ou ter qualquer significado para isso.

O que a Bíblia diz sobre as superstições - espirro

Superstições com base no conceito de sorte

Muitas superstições são baseadas no conceito de sorte, ou seja, uma ação traz má sorte ou boa sorte. No entanto, segundo a Bíblia são superstições que os cristãos devem evitar.

Para a Bíblia as pessoas devem fazer somente o que desejam fazer, e não agir mecanicamente. Mas, se uma pessoa deseja que alguém saiba que espera que fique bom, pode dizer isso.

A Bíblia encoraja a abençoar os outros, mas isso é melhor feito com palavras e ações pensadas, em vez de ditados mecânicos.

Portanto, a decisão de não dizer “saúde” reflexivamente quando alguém espirra tem apoio bíblico. No entanto, se outra pessoa lhe disser “saúde” quando você espirrar, talvez seja melhor presumir que ela está dizendo isso por um bom motivo e não presumir que seja supersticiosa ou precise ser corrigida.

Superstição da Sexta-feira 13

A Bíblia não menciona em nenhum de seus livros a sexta-feira 13. Além disso, não suporta nenhuma conotação negativa para o número 13.

O que existe, por causa da adoção de seus netos por Jacó, 13 tribos de Israel, mas nenhum dos 13 usos do número 13 na Bíblia é negativo.

É importante destacar que a crença sobre a sexta-feira 13 como um dia de azar é baseada em superstições e não tem respaldo bíblico.

A Bíblia não faz menção específica sobre o dia 13 ou a sexta-feira serem dias de azar ou desgraça.

A tradição religiosa cristã acredita que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado. Segundo a narrativa bíblica, a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira à noite, e a crucificação de Jesus aconteceu na sexta-feira seguinte, antes do pôr do sol. Esse evento é conhecido como Sexta-Feira Santa e é lembrado anualmente durante a Semana Santa.

E, embora alguns tenham uma impressão diferente, a verdade é que a sexta-feira é apenas mais um dia na Bíblia.

Conclusão

Essas passagens e outros ensinamentos bíblicos na verdade destacam a importância de confiar em Deus, buscar orientação e proteção através da oração e da obediência aos Seus mandamentos.

Qualquer crença fora do domínio da ciência é superstição, mas para quem acredita no Deus da Bíblia existe uma perspectiva diferente. Essas pessoas acreditam que a religião da Bíblia é verdadeira e lógica.

Para a Bíblia, em vez de recorrer a práticas supersticiosas ou ocultas, como superstições, é preciso seguir o que é lógico. Mas, por óbvio, o que é lógico para quem escreveu a Bíblia.


Leia também:
Significados da figa como amuleto
O que é espiritualidade?
Descubra 11 hábitos das pessoas verdadeiramente felizes
Como explicar o medo
Benefícios da espiritualidade
Quais os significados da coruja?
Significado do Ankh (chave da vida)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *