8 dicas incríveis de jardinagem

Essas dicas e truques para jardinagem são imperdíveis. Certamente você utilizará pelo menos uma delas, ou, provavelmente, quase todas. 

1. Como substituir plantas do jardim sem perdê-las

Se você quer fazer rodízio das plantas de seu jardim constantemente, conforme as estações do ano, sem precisar ficar replantando mudas e não quer perder suas plantas já existentes, que podem ir para dentro de casa, ou uma estufa, ou um jardim de inverno, veja que ideia ótima: Cave buracos onde pretende realizar o rodízio das plantas sazonais e coloque potes de plástico vazios dentro deles. Agora você pode simplesmente trocar suas flores, ervas ou legumes sazonais facilmente, apenas mudando o vaso que fica dentro de cada pote. Veja como é simples na imagem ao lado.

2. Como utilizar vasos grandes para plantas pequenas

Você mora em um apartamento e tem um vaso muito grande que gostaria de utilizar, mas ficará muito pesado cheio de terra? Ou o que você gostaria de plantar nele é desproporcional ao seu tamanho? A solução é simples, coloque pedaços de sobras de isopor, ou mesmo bolinhas compradas, no fundo do vaso. O isopor vai permitir uma boa drenagem e é perfeito para aliviar o peso dos grandes vasos de flores. Coloque também entre o isopor e a terra do vaso uma camada de feltro ou de lã de rocha para evitar que a planta afunde e a terra se misture com o isopor.

3. Como encontrar facilmente ferramentas largadas no jardim

Você costuma ir largando as ferramentas de jardinagem pelo terreno enquanto cuida de suas plantas e elas “somem”? Pinte as alças ou uma parte delas com cores brilhantes e chamativas, isso vai ajudar a encontrá-las facilmente entre suas plantas. E quando estiver comprando ferramentas, dê preferência às que tenham essas cores, afinal ninguém merece ficar horas procurando ferramentas em vez de curtir suas plantas. Você também pode aproveitar para transformá-las em peças de decoração, pintando-as criativamente.

4. Como manter seus animais de estimação longe dos canteiros

Você prepara o solo, planta, cuida, e começam a nascer as mudinhas, mas ai seus animaizinhos de estimação pisoteiam e arrancam tudo? Mantenha-os longe do seus canteiros colocando garfos descartáveis de plástico em torno das mudas. Depois que elas crescerem e se tornarem menos frágeis, os garfos podem ser utilizados em outros canteiros.

5. Como manter a terra de um vaso úmida por mais tempo

Para aquelas plantas que exigem a terra permanentemente úmida, uma boa opção é utilizar fraldas no fundo do vaso, esse procedimento vai ajudar a reter a umidade da terra durante mais tempo. Fazer isso, também é ótimo para as plantas que exigem rega diária. Outra excelente opção para manter a terra sempre úmida é a utilização de vasos autoirrigáveis, leia aqui o artigo que publicamos sobre eles, no artigo tem uma faça você mesmo ensinando como produzir seus próprios vasos. As plantas que exigem regas frequentes são perfeitas para esses vasos, além disso, eles evitam a proliferação de insetos, pois o reservatório de água fica inacessível a eles.

6. Como facilitar o transplante de mudas

Geralmente plantamos as sementes em saquinhos apropriados em um “berçário” quando iniciamos uma nova plantação. Quando nascem as mudas, e queremos transplantá-la para o seu local definitivo, surge o problema, pois normalmente ao cortarmos os recipientes onde as mudas estão, o torrão se desmancha, deixando as suas raízes expostas. Uma solução interessante é plantar essas sementes dentro de cascas de ovos, como se fossem pequenos vasos. Eles podem ficar armazenados em seu próprio engradado até o momento do transplante, para permanecerem em pé facilmente, e plantados juntamente com as mudas no local de plantio definitivo. Além de facilitar o processo de transferência das mudas, o cálcio das cascas virará adubo para as plantas.

7. Como evitar o acúmulo de terra embaixo das unhas

Para evitar acúmulo de terra e sujeira sob as unhas quando você trabalha em seu jardim, antes de começar a trabalhar, raspe as suas unhas em uma barra de sabão ou sabonete. Você vai efetivamente selar a parte inferior de suas unhas, de modo que a sujeira não se acumule embaixo delas. Após ter terminado o trabalho no jardim ou horta, utilize uma escova para remover o sabão e suas unhas estarão limpas.

8. Como ter uma horta dentro de casa
Quem mora em apartamento, e gostaria de ter uma horta orgânica e sem agrotóxicos, dentro de sua própria casa, pode cultivá-la em vasos, as plantas vão crescer melhor se estiverem bem adaptados à sua área de cultivo, portanto tire algum tempo para ler antes de escolher as plantas de acordo com as condições do local onde elas serão plantadas. Se você tiver pouco espaço, alho, alho-poró e cebolinha, por exemplo, são excelentes plantas para vasos. Elas são resistentes a insetos e doenças e não necessitam de muito espaço para as raízes. Existem a venda algumas soluções muito práticas e já prontas de vasos para esse tipo de plantio, como as hortas autoirrigáveis, as mini hortas autoirrigáveis e os vasos autoirrigáveis, todos eles são muito fáceis de montar e utilizar, além disso ocupam muito pouco espaço dentro de casa, vale a pena utilizá-los. Veja alguns modelos disponíveis para venda na loja Inova Store e na loja Kamari. Eles podem ficar na cozinha, área de serviço, na sacada, enfim, onde houver um espacinho disponível.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
As vantagens de ter uma horta em casa
Bokashi, o adubo orgânico japonês que está fazendo sucesso no Brasil

Um comentário em “8 dicas incríveis de jardinagem

  1. rita disse:

    Amei a ideia do sabonete sob as unhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *