Opções de alimentação sem produtos de origem animal, ou com restrições

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Opções de alimentação sem produtos de origem animal, ou com restrições

Se você acompanha as redes sociais com frequência já percebeu que cada vez mais se tem falado sobre o nosso consumo de carne e de outros produtos de origem animal e se questionado alguns hábitos alimentares socialmente construídos e considerados como “normais”.

Ter uma dieta mais rica em alimentos de origem vegetal pode ser uma alternativa viável e deliciosa para muitas pessoas. E isso acontece por diversas razões (as quais abordaremos com maiores detalhes em outras postagens que publicaremos aqui no blog “Lar, Doce Lar”).

Entretanto, nessas conversas e postagens que citamos, é muito comum ouvir diferentes termos que muitas vezes causam confusão nas pessoas, especialmente “vegetariano” e “vegano”. Você sabe o que cada um desses termos significa?

Diferença entre vegetariano e vegano

É muito comum que se use o termo “vegano” como referência para dietas que não tenham nenhum alimento de origem animal e “vegetariano” para dietas que não contem com carne, mas que ainda incluam outros produtos de origem animal como ovos, mel e leite, por exemplo.

Entretanto, o termo “vegano” também é muitas vezes utilizado para descrever algo maior do que a dieta alimentar, ele é um estilo de vida.

Portanto, várias marcas e produtos que não são relacionadas à alimentação se posicionam como “veganas” para indicar que a sua cadeia produtiva não envolve animais – ou seja, seus produtos não são testados em animais, não contêm ingredientes de origem animal e não exploram o trabalho de animais.

É verdade que não há prejuízo em se dizer que alguém que não come alimentos de origem animal é vegano, ainda que essa pessoa use roupas de couro, mas é mais correto se referir a esta pessoa como vegetariana – ou, ainda, para ser mais exato, vegetariana estrita.

Dietas que limitam ou reduzem produtos de origem animal

Mas, e se quem não come nenhum produto de origem animal é vegetariano, como se referir a dietas que cortam apenas alguns produtos animais? Vamos entender melhor as “novas” opções de hábitos alimentares?

Flexitariana

É a dieta que não exclui o consumo de nenhum alimento de origem animal, mas busca diminuí-lo de forma a dar preferência a pratos e preparos sem qualquer ingrediente animal. Um exemplo de dieta flexitariana seria o de alguém que deixa de comer produtos de origem animal em determinados dias da semana ou em determinadas refeições (como, por exemplo, nunca comer nada de origem animal no jantar).

Pescetariana

É a dieta que não exclui totalmente o consumo de carne animal, mantendo o consumo de peixes e de outros frutos do mar, como camarões e mexilhões. Pode ou não, de acordo com as preferências da pessoa, incluir o consumo de ovos e de derivados de leite.

Ovo-lacto-vegetariana

É a dieta que restringe apenas o consumo de carne animal e de seus derivados (como embutidos), mantendo o consumo de ovos e de leite e seus derivados.

Lacto-vegetariana

É a dieta que, além de não incluir o consumo de carne, rejeita a inclusão de ovos e de alimentos preparados que os contenham. Ou seja, ela se restringe a alimentos de origem vegetal e leite.

Vegetariana estrita

A vegetariana estrita, ou popularmente conhecida como vegan ou vegana, é a dieta que exclui totalmente qualquer alimento de origem animal, incluindo ovos, leite e mel.

Questionar hábitos alimentares é uma prática muito saudável e que deve ser incorporada de forma consciente em nossas rotinas, com maior responsabilidade sobre os alimentos que escolhemos para sustentar nossos corpos e garantir nossas saúdes.

Assim, se você estiver repensando sua relação com determinados alimentos, recomendamos que sempre procure a orientação técnica e especializada. Profissionais como nutricionistas ou nutrólogos são os indicados para garantir que sua transição alimentar ocorra de forma segura e adequada.


Leia também:
O que é CSA, Comunidade que Sustenta a Agricultura?
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer
Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro
Receita de queijo vegano
Nutricoaching: descubra como alcançar o equilíbrio
Receita de pão de batata doce
Mini hortaliças e temperos para você mesmo cultivar em uma pequena horta urbana

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *