Opções de alimentação sem produtos de origem animal, ou com restrições

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Se você acompanha as redes sociais com frequência já percebeu que cada vez mais se tem falado sobre o nosso consumo de carne e de outros produtos de origem animal e se questionado alguns hábitos alimentares socialmente construídos e considerados como “normais”.

Ter uma dieta mais rica em alimentos de origem vegetal pode ser uma alternativa viável e deliciosa para muitas pessoas, por diversas razões (as quais abordaremos com maiores detalhes em outras postagens que publicaremos aqui no blog “Lar, Doce Lar”).

Entretanto, nessas conversas e postagens que citamos, é muito comum ouvir diferentes termos que muitas vezes causam confusão nas pessoas, especialmente “vegetariano” e “vegano”. Você sabe o que cada um desses termos significa?


Diferença entre vegetariano e vegano

É muito comum que se use o termo “vegano” como referência para dietas que não tenham nenhum alimento de origem animal e “vegetariano” para dietas que não contem com carne, mas que ainda incluam outros produtos de origem animal como ovos, mel e leite, por exemplo.

Entretanto, o termo “vegano” também é muitas vezes utilizado para descrever algo maior do que a dieta alimentar, ele é um estilo de vida.

Portanto, várias marcas e produtos que não são relacionadas à alimentação se posicionam como “veganas” para indicar que a sua cadeia produtiva não envolve animais – ou seja, seus produtos não são testados em animais, não contêm ingredientes de origem animal e não exploram o trabalho de animais.

É verdade que não há prejuízo em se dizer que alguém que não come alimentos de origem animal é vegano, ainda que essa pessoa use roupas de couro, mas é mais correto se referir a esta pessoa como vegetariana – ou, ainda, para ser mais exato, vegetariana estrita.

Mas, e se quem não come nenhum produto de origem animal é vegetariano, como se referir a dietas que cortam apenas alguns produtos animais? Vamos entender melhor as “novas” opções de hábitos alimentares?

Flexitariana: é a dieta que não exclui o consumo de nenhum alimento de origem animal, mas busca diminuí-lo de forma a dar preferência a pratos e preparos sem qualquer ingrediente animal. Um exemplo de dieta flexitariana seria o de alguém que deixa de comer produtos de origem animal em determinados dias da semana ou em determinadas refeições (como, por exemplo, nunca comer nada de origem animal no jantar).

Pescetariana: é a dieta que não exclui totalmente o consumo de carne animal, mantendo o consumo de peixes e de outros frutos do mar, como camarões e mexilhões. Pode ou não, de acordo com as preferências da pessoa, incluir o consumo de ovos e de derivados de leite.

Ovo-lacto-vegetariana: é a dieta que restringe apenas o consumo de carne animal e de seus derivados (como embutidos), mantendo o consumo de ovos e de leite e seus derivados.

Lacto-vegetariana: é a dieta que, além de não incluir o consumo de carne, rejeita a inclusão de ovos e de alimentos preparados que os contenham, restringindo-se a alimentos de origem vegetal e leite.

Vegetariana estrita (ou popularmente conhecida como vegan ou vegana): é a dieta que exclui totalmente qualquer alimento de origem animal, incluindo ovos, leite e mel.

Questionar hábitos alimentares é uma prática muito saudável e que deve ser incorporada de forma consciente em nossas rotinas, com maior responsabilidade sobre os alimentos que escolhemos para sustentar nossos corpos e garantir nossas saúdes.

Assim, se você estiver repensando sua relação com determinados alimentos, recomendamos que sempre procure a orientação técnica e especializada de profissionais como nutricionistas ou nutrólogos de forma a garantir que sua transição alimentar ocorra de forma segura e adequada.


Se você gostou desta receita, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Receita de gengibre cristalizado
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer
Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro
Receita de dahl de lentilha
Receita de brownie vegano
Receita de queijo vegano
Receita de sorbet de vinho com melancia
Receita de biscoito de polvilho simples
Receita de pão de batata doce
Mini hortaliças e temperos para você mesmo cultivar em uma pequena horta urbana

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *