Quanto de água devemos consumir?

Você certamente já cansou de ouvir sobre como é importante se manter bem hidratado. Aqui mesmo no blog “Lar, Doce Lar” já publicamos diversos textos sobre esse assunto. Mas você sabe o motivo disso? Ou quanta água você precisa consumir? Será que você pode beber outras coisas – como sucos, chás e café – e ainda considerar isso como consumir água? Estranhamente para a maioria das pessoas é muito fácil beber algumas latas de cerveja durante uma conversa à tardinha – mas tomar 2 litros de água durante um dia inteiro parece um desafio colossal.

Você pode dar a desculpa que você quiser, mas considerando que a água é essencial para purgar o seu corpo de toxinas, manter suas juntas corporais saudáveis e transportar nutrientes pelo seu corpo, manter seus níveis de hidratação em dia deveria ser ainda mais importante do que alguns drinques no happy hour com os amigos.

Uma coisa é certa: se você é uma pessoa que espera ficar com sede para beber água, você está agindo de uma forma errada e deve rever os seus hábitos imediatamente! A sede é um alarme do seu corpo informando que você já está no início do processo de desidratação – e você não quer chegar nela, não é mesmo?

Algumas organizações de saúde recomendam que as pessoas tenham como objetivo ingerir no mínimo 8 (oito) copos de água durante o dia, mas a verdade é que a quantidade de água que precisa ser consumida por cada um varia bastante considerando questões como sexo biológico, idade, atividade física, estação do ano e até localização geográfica – acredite ou não, mas pessoas que vivem em locais mais elevados são mais suscetíveis à desidratação. Uma medida fácil de estimar é pensar que você deveria tentar beber diariamente, no mínimo, 30 ml de água para cada quilo de peso corporal que você tem.

Estas medidas consideram que a sua alimentação é rica em produtos que são também ricos em água – como frutas e vegetais a exemplo de morangos, alface, salsão, aipo, abacaxi, melão e melancia. Se a sua alimentação não é muito reforçada por vegetais e frutas, você deve mirar em uma quantidade ainda maior de água por dia.

Ainda, se você é daqueles que corre muito na esteira ou que anda muito de bicicleta por aí, você deveria beber 500 ml de água duas horas antes de fazer esses exercícios, o que garantirá uma hidratação adequada e também vai dar tempo de ir ao banheiro antes do seu exercício. Mas também não beba tudo de uma única vez – estudos comprovaram que consumir muita água de uma só vez durante atividades físicas pode causar efeitos negativos na performance do atleta e no próprio corpo.

Além disso, se você é alguém que pratica atividades físicas com frequência, você também pode considerar substituir a água por tônicos e isotônicos, sem adição de açúcar, que vão te ajudar a manter a hidratação e ainda fornecerão outros nutrientes importantes para o seu corpo para a manutenção da função muscular, da pressão arterial e da integridade celular. E mais ainda, sendo atleta ou não, sempre evite bebidas adoçadas – o açúcar irá provocar desidratação.

Uma sugestão é tentar associar momentos do seu dia ao seu consumo de água, de maneira que beber água se torne algo automático. Beba pelo menos um copo de água nos 30 primeiros minutos do seu dia e 30 minutos antes de ir para a cama. Sempre beba após as refeições (beber durante as refeições não é recomendado por diversos especialistas, que entendem que a presença de grandes quantidades de líquido no estômago retardam a ação do ácido estomacal e o próprio processo de digestão da comida).

Se você chegou até esse ponto do texto significa que esse assunto é muito importante para você, portanto, sugerimos também a leitura dos textos abaixo.

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